Mais

Super Bowl: Defesa dos Eagles amassa Mahomes e Chiefs, Hurts e Barkley correm para a glória (40-22)

Cooper DeJean comemorou seu aniversário com um touchdown.
Cooper DeJean comemorou seu aniversário com um touchdown.TIMOTHY A. CLARY / AFP
Os Philadelphia Eagles golearam os Kansas City Chiefs no Super Bowl LIX e evitaram um histórico tri-campeonato. É o segundo título da franquia da Pensilvânia, que conquistou o primeiro em 2018.

Recorde aqui as incidências do encontro

Os Philadelphia Eagles tinha medo dos árbitros e os medos foram confirmados assim que o jogo começou. No primeiro drive da Super Bowl LIX, Jalen Hurst resolveu um quarto down com uma magnífica bomba que caiu nas mãos de AJ Brown, mas um lenço dos juízes obrigou-os a fazer um punt e a entregar a bola aos Kansas City Chiefs.

Apesar de não terem chegado perto da endzone, os Eagles conseguiram mostrar do que eram capazes, com uma boa corrida de Saquon Barkley e uma receção de DeVonta Smith. Estimulados pelo revés, os miúdos de Sirianni mostraram por que são a melhor defesa em proteção de passes, eliminando Patrick Mahomes rapidamente na jogada seguinte.

Com o ataque do campeão da Conferência Nacional a funcionar melhor do que o ataque de Andy Reid, o primeiro touchdown veio no já famoso Tush Push. Os Eagles voavam alto com um touchdown do seu capitão e número 1.

Os problemas de Kansas City eram evidentes, mas não era a primeira vez que precisavam de uma reviravolta. O problema é que os representantes da AFC cometeram erros pouco caraterísticos, como um fora de jogo de Charles Omenihu que deu ao adversário um first down muito importante antes de entrar no segundo quarto.

Desastre de Mahomes

Com o início do segundo ato, veio o primeiro erro de Jalen Hurts, que arriscou um passe sem sentido num longo terceiro down e foi intercetado por Bryan Cook. No entanto, os Chiefs, demasiado frios na criação de jogadas, deitaram fora o bom trabalho defensivo sem capitalizar a recuperação.

No meio da excecional exibição dos Eagles, os árbitros continuaram a desempenhar um papel mais do que crítico, com decisões incompreensíveis contra ambos os lados. Isso não impediu o kicker Jake Elliott de marcar um golo de campo para fazer o 10-0 no Caesars Superdome.

Os verdes e azuis estavam a dominar a equipa do Missouri e o drama aumentou quando faltavam sete minutos para o intervalo. Depois de dois derrubes diretos a Mahomes, Cooper DeJean comemorou o seu aniversário intercetando um lançamento do '15' e convertendo um sensacional Pick Six para fazer o 17-0.

Há muito tempo que os bicampeões não pareciam tão mal e escolheram o pior dia para entrar em colapso. Tiveram apenas um first down e 25 jardas nos primeiros 20 minutos. Por outro lado, sempre que arranjavam alguma coisa na defesa, desperdiçavam-na com penalizações (35 jardas em três faltas), para grande raiva do coordenador defensivo Steve Spagnuolo.

Era difícil que o desastre dos Chiefs ficasse pior, mas não se pode ser complacente quando a sorte não está do nosso lado. Um irreconhecível Mahomes foi intercetado novamente menos de dois minutos antes do intervalo. Para piorar a situação, AJ Brown, o homem do jogo até então, chegou à end zone. O golo de campo que se seguiu levou a uma vergonhosa vantagem de 24-0 ao intervalo.

Diz-lhes, Nick

Os rapazes de Andy Reid ganharam o sorteio e começaram o segundo tempo com a posse de bola. Mas não adiantou nada. Depois de duas boas jogadas do seu quarterback, um lenço voltou a atrasá-los e devolveu a bola às mãos de Jalen Hurts, que pacientemente conduziu para um golo de campo fácil para Jake Elliott.

27-0 e o Troféu Vince Lombardi começou a aproximar-se das vitrinas do Lincoln Financial Field. No relvado, um grande vencedor: Nick Sirianni. Estava a ganhar de forma retumbante a batalha tática e, desta vez, a glória não lhe escaparia. A mudança de gerações estava a chegar.

Entretanto, a equipa dos Eagles estava a marcar como se fosse canja. Saquon Barkley somou as 30 jardas de que precisava para fechar a melhor época de um running back da história e DeVonta Smith acrescentou o seu nome à lista de jogadores com touchdowns. O resultado foi 34-0 e já era uma goleada memorável.

Finalmente, depois de uma longa jogada, Patrick Mahomes conseguiu encontrar Xavier Worthy na endzone de Philly. Os bicampeões reduziram para 34-6, mas não conseguiram aproximar-se mais com a tentativa de conversão de dois pontos.

Um novo chefe

Enquanto os rostos dos jogadores de Kansas City refletiam o facto de que a vitória estava a fugir, Jalen Hurts continuava a aumentar as suas estatísticas em busca do prémio de MVP da Super Bowl LIX. Não ia deixar escapar a vitória e a defesa contribuiu para isso, lançando ataques uma e outra vez.

O golpe final foi o sexto sack ao quarterback dos Chiefs, que foi acompanhado por um fumble recuperado pelos Philadelphia. Com pouco menos de 10 minutos para jogar, parecia claro que os homens de Sirianni seriam os novos reis e o seu número 1 o novo chefe.

No final, os Eagles roubaram a Mahomes e companhia a hipótese de se tornarem a primeira franquia a ganhar três títulos consecutivos. Em vez disso, o final a 40-22 deu-lhes o segundo título da sua história, após a vitória de 2018 sobre os New England Patriots de Tom Brady.

Homem do jogo Flashscore: Jalen Hurts.