Mais

Super Bowl: Philadelphia Eagles, um rolo compressor em busca de vingança

Saquon Barkley incendiou o Philadelphia Eagles.
Saquon Barkley incendiou o Philadelphia Eagles.Michael DeMocker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Os rapazes de Nick Sirianni chegam ao Super Bowl LIX em Nova Orleans com mente na famosa final de 2023, perdida para os Kansas City Chiefs, de Mahomes, no Arizona.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

A State Farm Arena testemunhou o início de algo grande para os Kansas City Chiefs em 2023, o ano em que ganharam o primeiro Troféu Vince Lombardi. Agora, os homens liderados por Pat Mahomes vão em busca do terceiro título consecutivo: um encontro com a história marcado para este domingo, 9 de fevereiro (noite de segunda-feira, 10 de fevereiro, 23:30). Os derrotados desse famoso encontro foram os Philadelphia Eagles, que voltam a ser os adversários de Andy Reid no Caesars Superdome.

Os adeptos da equipa da Pensilvânia têm motivos para sonhar, pois desde que Nick Sirianni assumiu o comando em 2021, todas as épocas foram muito boas, terminando sempre nos playoffs.

Sem dúvida, as marcas que caracterizaram os campeões da NFC ao longo do período acima mencionado foram uma solidez defensiva invejável e um domínio fabuloso do jogo terrestre. Tudo isto foi posto em prática pelo treinador de Jamestown (Nova Iorque).

Nick Sirianni (à esq.) e Jalen Hurts (à dir.) formam uma dupla perfeita.
Nick Sirianni (à esq.) e Jalen Hurts (à dir.) formam uma dupla perfeita.Emilee Chinn / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Em quase todos os jogos, os Eagles seriam claros favoritos, mas é preciso dizer que terão pela frente uma equipa que, embora não brilhe tanto como nos primeiros anos de Patrick Mahomes, faz tremer todos os adversários que encontra.

A equipa de verde não pode hesitar se quiser erguer o segundo Troféu Vince Lombardi da sua história. E têm argumentos para jogar com segurança, uma vez que têm um dos plantéis mais bem construídos da NFL, o que os levou a chegar ao Big Game com um magnífico registo de 17-3 (Temporada Regular + playoffs).

Quem quer passar, que corra

Um dos factores mais elogiados destes Philadelphia Eagles é a sua capacidade de travar o jogo aéreo dos adversários. Os rapazes de Sirianni irão para o Super Bowl LIX como a melhor defesa de passes de toda a liga.

Para se ter uma ideia do domínio e da mobilidade da defesa, basta olhar para algumas das estatísticas em que aparece em primeiro lugar: jardas permitidas por passe do rival (6), jardas de passe permitidas por jogo (174,2), passes de 20 ou mais jardas permitidos (35) e percentagem de primeiro down permitido (29,5%).

Embora a média de jardas permitidas pelo ar tenha aumentado na pós-temporada para 245,7, a equipa sofreu apenas três touchdowns nos três jogos dos playoffs até agora. No entanto, tiveram mais dificuldades em jardas curtas, com apenas 41 derrubes ao quarterback adversário (14.º na NFL).

A defesa do Eagles é a chave do jogo
A defesa do Eagles é a chave do jogoMichael DeMocker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Se há algum sítio onde possam ser feridos, apesar de não ser a especialidade dos Kansas City Chiefds, é por terra. Philadelphia é o 10.º franchise em jardas corridas permitidas, com uma média de 104,2 por jogo (105,7 nos playoffs). Na verdade, na temporada regular, ficaram em nono lugar em jardas permitidas, com 4,3 em comparação com as 4,1 do Missouri.

Mesmo assim, o assédio dos atuais campeões será constante. O que dá boa fé são os 22 fumbles, seis dos quais recuperados, provocados pelos defesas dos Eagles durante a temporada. Além disso, cederam apenas 11 touchdowns pelo chão nos 20 desafios que enfrentaram em 2024.

Apanha-me se puderes

Mas, amigos e fanáticos de futebol americano, se há uma coisa pela qual os Eagles são famosos é o seu jogo de corrida. Na final de Conferência que venceram por 55-23 contra os Washington Commanders, há pouco menos de duas semanas, conseguiram a barbaridade de chegar à terra prometida sete vezes a correr (três Jalen Hurts, três Saquon Barkley e um Will Shipley).

Durante o jogo do título da NFC, Barkley e Jalen Hurts tornaram-se a primeira dupla de companheiros de equipa a marcar três touchdowns de corrida na história dos playoffs e a segunda a fazê-lo num jogo desde Priest Holmes e Derrick Blaylock, dos Chiefs, em outubro de 2004.

Mais uma razão para esperar uma vitória contra os atuais bicampeões. Mas há mais. O running back do Bronx fez uma melhoria muito necessária a uma equipa já de si formidável. O nova-iorquino recebeu o Prémio Jim Brown no NFL Honours, que lhe atribui a liderança da liga em jardas corridas.

No geral, Philadelphia ocupa o segundo lugar em jardas por corrida (3.048) e o segundo em touchdowns por corrida (29).

Saquon Barkley é o pulmão dos Eagles.
Saquon Barkley é o pulmão dos Eagles.Mitchell Leff / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O problema está no jogo de passes. Os Eagles são o terceiro pior ataque de passes na temporada regular, com 3.157 jardas, um efeito colateral inevitável da propensão de Jale Hurts para correr. De facto, os Eagles ocupam o último lugar em passes tentados (448), o que os faz subir para o terceiro lugar em interceções sofridas (6).

Além disso, tal como em 2023, os Eagles de Nick Sirianni estão preocupados com a proteção do quarterback, que foi derrubado 45 vezes.

No domingo, na Super Bowl LIX, terão de lutar com unhas e dentes para confirmar a grande imagem que deram durante toda a época. Felizmente, se alguma estrela falhar, haverá sempre fuguras como AJ Brown ou DeVonta Smith para se assumirem como alternativas.