
Recorde as principais incidências da partida
Viktor Gyökeres é, para já, o único reforço do Sporting para a nova temporada e parece levar avanço em relação ao Paulinho e Chermiti na corrida pela vaga na frente de ataque dos leões. O internacional sueco foi uma das duas novidades no onze apresentado por Rúben Amorim, a par de Eduardo Quaresma, jovem central que parece ter ganho uma nova vida em Alvalade depois de um empréstimo mal sucedido ao Hoffenheim, e foi o primeiro a mostrar as garras.
O novo camisola 9 do conjunto de Alvalade apresentou-se muito combativo no ataque e criou praticamente sozinho a primeira grande oportunidade do encontro, aos 13 minutos, quando tirou um adversário do caminho com toda a souplesse e rematou forte para defesa apertada de Filip Jorgensen.

O tiro de Gyökeres foi a primeira amostra de uma primeira parte com muitas e boas oportunidades de parte a parte. Gerard Moreno esteve em foco no lado do submarino amarelo - obrigou Adán a defesa, aos 24', e teve um golo anulado, aos 33', por centímetros. Pelo meio Matheus Reis e Marcus Edwards também apareceram em zona de arremesso, ambos sem sucesso.
Génio de Edwards
Ainda antes do intervalo, Gerard Moreno não aproveitou uma posição privilegiada para colocar o Villarreal em vantagem, ao revalar pontaria a mais e rematar à barra da baliza leonina, e foi preciso esperar pela genialidade de Marcus Edwards para o placard avançar, para alegria dos milhares de adeptos do Sporting presentes nas bancadas do renovado estádio de Alvalade. O irreverente inglês tirou vários adversários do caminho antes do remate certeiro.
Já no segundo tempo, o Villarreal entrou a todo o gás, com o internacional chileno Ben Brereton Díaz a atirar ao poste, e voltou a confirmar-se a teoria do primeiro tempo: quem não marca sofre.
Os leões ainda ficaram a reclamar grande penalidade, aos 54 minutos, não atendida pelo árbitro do encontro, e sem esse lance de bola parada apareceu um de bola corrida com selo de qualidade Pedro Gonçalves. O camisola 8 (era o 28) fez uma maldade a um defesa do submarino amarelo antes de aparecer na cara do experiente Pepe Reina e desviar para longe do seu encalce.
As inúmeras substituições habituais nos jogos de pré-temporada acabaram por prejudicar sobretudo o ritmo da equipa de Quique Sétien e aproveitou o Sporting para festejar mais um golo. O recém-entrado Paulinho apareceu oportuno a dar a melhor sequência a um cruzamento de Geny Catamo pelo corredor direito, para o 3-0, e só não bisou porque a barra da baliza à guarda de Reina roubou-lhe esse protagonismo.
Contas feitas, nota positiva para o ensaio dos leões que ainda têm mais um particular agendado antes do arranque oficial da temporada 2023/24.
