Mais

João Mário e Francisco Conceição estragam despedida de Hummels em Dortmund (1-2)

Hummels foi substituído pela última vez aos 19 minutos
Hummels foi substituído pela última vez aos 19 minutos ČTK / imago sportfotodienst / VITALII KLIUIEV

Mats Hummels acenou emocionado para o público, que respondeu com aplausos: o campeão do mundo de 2014 despediu-se de forma festiva com a sua última breve aparição como capitão. Hummels levou o Dortmund a entrar em campo pela última vez no teste de 1-2 contra a Juventus. Aos 19 minutos do jogo, o alemão atravessou a grade para fazer a sua substituição - e quase se esqueceu de passar a braçadeira de capitão a Niklas Süle devido a toda a emoção. João Mário e Francisco Conceição foram titulares no conjunto italiano.

Recorde as incidências da partida

"Mats mereceu este momento aqui", disse o diretor desportivo Sebastian Kehl na Sky antes da abertura da época. O jogador de 36 anos, que passou o último ano da sua carreira profissional na AS Roma, depois de ter tido um fim turbulento no Dortmund, é uma "lenda deste clube". Com mais de 500 jogos disputados pelo Dortmund, é ainda mais gratificante "que ele esteja a receber este aplauso mais uma vez", como enfatizou Kehl.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Preocupações com Süle

Depois de um minuto de silêncio pelo falecido vencedor do Mundial-90, Frank Mill, a bola começou a rolar e não demorou muito até Hummels receber uma salva de palmas por ter ganho a bola (8'). Mas pouco depois, a defesa do Dortmund ficou mal vista quando Andrea Cambiaso marcou (16'). Pouco depois, Hummels estava de saída, festejou uma última vez com a camisola preta e amarela e depois assinou diligentemente autógrafos.

"Foi perfeito", disse Hummels entusiasmado na Sky, "não poderia ter imaginado nada melhor". Apenas o golo "irritante" que sofreu o incomodou, e admitiu estar bastante "nervoso" antes do jogo. E bastante exausto depois. "Não teria durado muito mais tempo", brincou o jogador de 36 anos.

O dia de de Süle também terminou mais cedo devido a problemas na perna, com Yan Couto a entrar para o seu lugar. Cambiaso (53') aumentou a vantagem dos visitantes após o intervalo e Maximilian Beier (89') reduziu no final.

Hummel quer tranquilidade

Por enquanto, Hummels está mais calmo. "Para além do meu trabalho como especialista na televisão, não vou fazer nada durante algum tempo. E nada durante anos", diz ao Bild. No entanto, não quer descartar nada, "mas o plano claro é que eu realmente não vou assumir nenhuma outra tarefa por um longo período de tempo".

Números de Hummels
Números de HummelsFlashscore

O defesa-central jogou pelo Dortmund de 2008 a 2016 e de 2019 a 2024. Hummels sagrou-se campeão cinco vezes (duas vezes com o Dortmund, três vezes com o Bayern Munique) e venceu a Taça da Alemanha três vezes (duas vezes com o Dortmund, uma vez com o Bayern). Em 2014, triunfou com a Alemanha na final do Mundial contra a Argentina, no Maracanã.