Martino sobre o "Messi Tour": "Entendemos o lado empresarial e o lado desportivo"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Martino sobre o "Messi Tour": "Entendemos o lado empresarial e o lado desportivo"

Leo Messi durante uma partida com o Inter Miami.
Leo Messi durante uma partida com o Inter Miami.AFP
Com uma pré-temporada agitada, o técnico do Inter de Miami espera gerir bem a carga de trabalho dos seus jogadores, especialmente do seu astro, para evitar o desgaste da equipa.

A equipa da Major League Soccer (MLS) regressará aos treinos este fim de semana e terá apenas uma semana na sua base de Fort Lauderdale antes de embarcar numa digressão que passará por locais tão díspares como El Salvador, Arábia Saudita, Hong Kong, Japão e de volta aos Estados Unidos para um total de sete encontros particulares.

"Entendemos o lado empresarial e entendemos o lado desportivo, o bom deste clube é que tentamos fazer com que as duas situações coexistam sem exagerar de um lado ou de outro", disse Gerardo Martino em conferência de imprensa.

A chegada de Leo Messi, juntamente com os seus antigos companheiros de equipa Sergio Busquets, Jordi Alba e o recém-chegado Luis Suárez, elevou a popularidade internacional do clube e gerou uma grande procura da sua presença em jogos amigáveis que geram receitas elevadas.

Próximos jogos do Inter Miami.
Próximos jogos do Inter Miami.Flashscore

Mas o calendário apertado faz soar o alarme sobre uma sobrecarga de jogos antes do início da temporada, em 21 de fevereiro.

O treinador disse que a parte mais complexa de planear é o início da digressão, quando eles jogarão em El Salvador e Dallas como os primeiros particulares no meio da pré-temporada.

"Será uma questão de gerir os minutos de cada um dos jogadores, entender a parte contratual", que exige que as estrelas estejam em campo, disse o treinador.

"Procurar o equilíbrio"

Para além da pressão dos adeptos, o Inter tem a experiência da época passada como sinal de alerta.

O Inter Miami brilhou ao vencer a Taça da Liga a meio da época, pouco depois da chegada do "10". Mas o campeão do mundo no Catar perdeu o fôlego e a equipa foi eliminada dos playoffs.

Busquets considera ainda que há um "equilíbrio a encontrar" entre a vertente desportiva e o crescimento, que beneficia a vertente empresarial.

O primeiro teste será contra a seleção de El Salvador no dia 19 de janeiro.

Depois do jogo no Texas, a equipa viaja para a Arábia Saudita para defrontar o Al Hilal, a 29 de janeiro, na preparação para o jogo com o Al Nassr, a equipa de Cristiano Ronaldo.

Três dias mais tarde, a equipa enfrentará uma equipa de estrelas em Hong Kong, a 4 de fevereiro, antes de jogar um amigável contra o Vissel Kobe em Tóquio.

A pré-temporada termina em 15 de fevereiro com o único jogo em casa, contra o Newell's Old Boys, clube de infância de Messi.