O avançado campeão mundial em 2018 marcou no primeiro jogo da nova campanha contra o Le Havre (2-0) na sexta-feira, mas permaneceu no centro de treinos em Poissy, onde treina com os jovens e outros jogadores de alto nível que estão afastados do plantel.
Ao contrário de Leandro Paredes ou Georginio Wijnaldum, Mbappé não é mercadoria indesejável, mas o clube quer forçá-lo: prolongar o contrato ou sair já. De qualquer das formas, o presidente Nasser Al-Khelaïfi garantiu que, em "nenhuma circunstância", o francês vai ser de graça no próximo verão. Só o capitão do PSG, Marquinhos, pronunciou-se sobre este "assunto delicado".
"Queremos sempre ter os grandes jogadores ao nosso lado e espero que possamos encontrar uma boa solução para que ele possa fazer parte do plantel e ajudar-nos nesta temporada", disse em conferência de imprensa, já em Osaka.
Esta (interminável) novela promete continuar a ter vários capítulos, com a comitiva de Mbappé a manter-se em silêncio. Entretanto, é certo que não vai entrar em campo no Estádio Nagai contra o Al-Nassr e CR7.

Substituído nos cartazes
O Campeão do Mundo de 2018 foi rapidamente substituído nos cartazes do jogo que apresentavam cinco jogadores de cada equipa. Foi rendido por Marco Verratti e Neymar assumiu papel de protagonista.
Privado do seu melhor trunfo, Luis Enrique, o novo treinador, vai testar o 4-3-3 com uma rotação suficientemente ampla para ver algumas novidades: "Depois de duas semanas de treino, a impressão é muito boa, pela grandeza do clube e pelas ferramentas à nossa disposição para desenvolver os jogadores", disse o treinador espanhol.
Um dos recrutas, Marco Asensio, está satisfeito por "conhecer melhor os companheiros e dominar o que o treinador pretende". O ex-jogador do Real Madrid já conhece as exigências do treinador, que já jogou sob o seu comando na seleção espanhola.
O Al-Nassr sofreu durante a preparação no Algarve, tendo sido goleado por 5-0 pelo Celta de Vigo e por 4-1 pelo Benfica... "Continuamos a nossa preparação. Vamos defrontar duas grandes equipas (o PSG e o o Inter de Milão) e estamos entusiasmados", disse o cinco vezes vencedor da Bola de Ouro.
O Al-Nassr e as contratações de ouro (Marcelo Brozovic, Seko Fofana) também estão em campanha promocional no Japão, tal como os parisienses. Na véspera da partida, os campeões franceses treinaram perante uma bancada lotada por três mil pessoas.