A história dos duelos mais marcantes do Jollof Derby entre Nigéria e Gana

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A história dos duelos mais marcantes do Jollof Derby entre Nigéria e Gana

Victor Osimhen, da Nigéria, disputa a bola com Daniel Amartey, do Gana
Victor Osimhen, da Nigéria, disputa a bola com Daniel Amartey, do GanaAFP
Antes do confronto entre a Nigéria e o Gana num amigável internacional na sexta-feira, vamos mergulhar na história de uma das rivalidades mais emblemáticas de África.

A histórica rivalidade entre Nigéria e Gana, conhecida como Jollof Derby, está prestes a ser reacendida. O jogo, muito aguardado, promete reavivar as memórias dos confrontos históricos entre os dois rivais ao longo dos anos. A partida será disputada na sexta-feira, 22 de março, no Stade de Marrakech, em Marrocos.

O duelo servirá para as duas selecções se prepararem para o encontro das eliminatórias africanas para o Mundial-2026, na primeira semana de junho.

Nos últimos 19 encontros disputados ao longo dos últimos 40 anos, a Nigéria saiu vitoriosa sete vezes, o Gana conquistou cinco vitórias e sete jogos terminaram empatados.

À medida que a emoção aumenta para o próximo encontro, o Flashscore convida-o a rever alguns dos principais embates.

CAN-1984: Gana 1-2 Nigéria

A Nigéria enfrentou Gana no jogo de abertura do Grupo B do Campeoanto Africano das Nações de 1984 no Stade Municipal em Bouake, Costa do Marfim.

A Nigéria marcou primeiro, com Henry Nwosu a abrir o marcador aos 13 minutos, mas o Gana respondeu rapidamente com um golo de empate de Samuel Opoku apenas seis minutos depois. No entanto, a Nigéria não se deixou abater e Chibuzor Ehilegu marcou a poucos minutos do intervalo, garantindo uma vitória difícil para as Águias Verdes.

A Nigéria terminou em segundo lugar no torneio depois de perder na final para Camarões em um confronto épico que terminou 3-1.

Particular em 1986: Gana 2-0 Nigéria

Dois anos depois de perder para a Nigéria na CAN, o Gana vingou-se num amigável internacional a 27 de julho de 1986. as Estrelas Negras saíram vitoriosos contra as Super Águias, acertando as contas do confronto anterior.

CAN-1992: Gana 2-1 Nigéria 

A rivalidade entre o Gana e a Nigéria estendeu-se à 18.ª edição da CAN. Os gigantes da África Ocidental voltaram a encontrar-se nas meias-finais, disputadas no Stade de l'Amitie, em Dakar. Na sequência do encontro anterior, o Gana voltou a sair vitorioso.

A Nigéria marcou primeiro, com Mutiu Adepoju a colocar a equipa em vantagem aos 11 minutos. No entanto, o Gana conseguiu recuperar no segundo tempo. Abedi Pele empatou aos 43 minutos e Prince Polley garantiu a vitória do Gana com um golo aos 54 minutos.

O Gana ficou com o vice-campeonato, enquanto a Nigéria conquistou a medalha de bronze. O avançado nigeriano Rashidi Yekini foi o melhor marcador do torneio, com uns impressionantes quatro golos, levando para casa a Bota de Ouro.

CAN-2002: Gana 0-1 Nigéria

A lendária rivalidade entre a Nigéria e o Gana atingiu temperaturas escaldantes na CAN de 2002. Os gigantes da África Ocidental enfrentaram-se mais uma vez, desta vez em uma partida de alta pressão nos quartos de final realizada no Mali.

Um golo solitário de Garba Lawal no Estádio 26 de março, em Bamako, foi decisivo para a Nigéria. Conduziu as Super Águias às meias-finais da prova

CAN-2010: Gana 1-0 Nigéria

A paixão do Jollof Derby reacendeu-se a 28 de janeiro de 2010, quando a Nigéria e o Gana se defrontaram mais uma vez nas meias-finais da can. O confronto de alto nível prometia mais um capítulo emocionante da rivalidade.

Gana saiu vitorioso do confronto contra a Nigéria nas meias-finais. O golo de Asamoah Gyan aos 21 minutos garantiu a vitória aos ganeses no Estádio 11 de novembro, em Angola. Com a vitória, Gana avançou para a final e conquistou a medalha de prata, enquanto a Nigéria ficou com a medalha de bronze.

Qualificação Mundial-2022: Nigéria 1-1 Gana

A batalha mais recente do Jollof Derby foi um emocionante jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022 entre o Gana e a Nigéria, decidido em duas mãos.

O Gana garantiu uma qualificação dramática para o Catar, depois de ter empatado com a Nigéria ( 1-1 ) na segunda mão do play-off.

A primeira mão, disputada em Kumasi, terminou sem golos, mas o Gana marcou um golo vital fora de casa em Abuja, por intermédio de Thomas Partey, aos 10 minutos. A Nigéria respondeu com um penálti convertido por William Troost-Ekong aos 22 minutos.

Apesar de ter sofrido o golo, o Gana aguentou corajosamente para garantir a qualificação com golos fora de casa, regressando à fase final do Campeonato do Mundo pela primeira vez desde 2014.