Mais

Exclusivo com Benni McCarthy: "O nosso principal objetivo é abençoar o Quénia com mais vitórias"

Benni McCarthy, selecionador do Quénia
Benni McCarthy, selecionador do QuéniaAFP
O antigo jogador do FC Porto e atual selecionador do Quénia, Benni McCarthy, está confiante de que o Quénia tm tudo o que é preciso para se saírem bem no Campeonato Africano das Nações (CHAN) de 2025, agendado para agosto.

O Quénia disputou dois jogos amigáveis internacionais contra o Chade durante a pausa internacional da FIFA que acabou de terminar. No primeiro jogo, empatou 0-0 e no segundo venceu por 2-1.

No primeiro amigável, disputado no Estádio de Marraquexe, em Marrocos, os Harambee Stars, que se preparam para o Campeonato Africano das Nações (CHAN) de 2025, fizeram uma excelente exibição, mas não conseguiram quebrar a defesa chadiana.

No segundo jogo, disputado no mesmo recinto, o Quénia voltou a dominar os acontecimentos e chegou à vantagem logo aos 18 minutos, quando o estreante Emmanuel Osoro concluiu um cruzamento de Ben Stanley Omondi.

A seleção queniana ampliou a vantagem aos 45 minutos do segundo tempo, quando Osoro tocou para David Sakwa, que cabeceou para fazer o 2-0 no intervalo. Apesar de o Chade ter marcado um golo aos 60 minutos, por intermédio de Ali Mahamat Adam, não foi suficiente para impedir a primeira vitória do Quénia sob o comando de Benni McCarthy.

Quénia x Chade
Quénia x ChadeFKF Media

Desde que assumiu o comando da equipa, e antes dos jogos contra o Chade, o treinador sul-africano tinha sido responsável por dois jogos da qualificação para o Mundial-2026. Na quinta jornada do Grupo F, o Quénia empatou 3-3 com a Gâmbia e perdeu 2-1 com o Gabão.

McCarthy satisfeito com os particulares em Marrocos

O antigo avançado dos Bafana Bafana ficou satisfeito com o que viu dos jogadores nos dois jogos contra o Chade e elogiou os novos jogadores, que apresentou à equipa, dizendo que fizeram um bom trabalho.

"Estou muito feliz pelos rapazes, acho que tivemos uma semana muito boa de treinos, divertimo-nos muito, conhecemo-nos uns aos outros nas sessões de treino, e acho que a viagem a Marrocos foi soberba para eles", disse McCarthy ao Flashscore.

"No primeiro jogo, jogámos muito bem. Merecíamos ganhar, mas não conseguimos vencer, e deu para ver a expressão nos rostos dos jogadores, quando jogamos como jogámos e não ganhamos o jogo".

"Mas no segundo jogo, disse simplesmente aos jogadores que precisávamos de melhorar um pouco. Quando se joga como jogámos e se criam oportunidades, vê-se como é fácil marcar golos".

A forma do Quénia
A forma do QuéniaFlashscore

"Os rapazes que entraram em campo estiveram muito bem, aproveitaram a oportunidade, criaram muito mais oportunidades e é bom ver que conseguimos começar a ver a forma como queremos ver a nossa equipa a jogar, a forma como queremos que os jogadores movimentem a bola e se entendam uns aos outros, por isso houve muitas coisas positivas nesta vitória e estou muito satisfeito com a equipa".

"Estou mais do que satisfeito, porque a equipa conseguiu uma vitória que merecia e penso que podemos tirar partido do treino que fizemos em Marrocos", afirmou McCarthy.

"A sessão de treino que tivemos antes do segundo jogo foi apenas sobre isso (como finalizar), sobre os jogadores estarem confortáveis com a bola e o que precisam de fazer quando ultrapassam a linha de meio-campo, sobre atacar com ritmo, mover a bola um pouco mais rápido e se concentrar em não permitir que o adversário contra-ataque".

McCarthy foi mais longe na sua análise da sessão de treino antes do segundo jogo, falando sobre o primeiro e o segundo golos, bem como sobre o papel desempenhado pelo médio do Gor Mahia Austin Odhiambo, particularmente no segundo golo.

"Oprimeiro golo foi marcado por Ben Stanley Omondi, que partiu pela ala e fez um grande cruzamento, e depois por Emmanuel (Osoro). Foi sobre isso que falámos antes do jogo e ele foi recompensado, fez uma grande finalização", disse McCarthy.

Quénia x Chade em Marrocos
Quénia x Chade em MarrocosFKF Media

"E no segundo golo, Austin (Odhiambo) jogou como número 10, em vez de ficar atrás para ir buscar a bola ao meio-campo, porque, sim, ele é muito bom com a bola, mas é mais perigoso quando está mais subido, e foi isso que fez e entregou uma boa bola a Osoro, que depois colocou outra bola fantástica para Sakwa a colocar no fundo das redes".

McCarthy continuou: "Estou muito feliz pelo jovem jogador, especialmente pelos jogadores, que tiveram a oportunidade de jogar a sua segunda partida a nível internacional, mas não há nada para nos empolgar. Sabemos que há boas estrutura e nós só precisamos de trabalhar e melhorar agora".

Quênia pronta para a CHAN

"90% do nosso plantel era composto por jogadores locais, portanto não havia jogadores internacionais, apenas Mandela, Lenkupae e Adam, que eram os únicos jogadores internacionais, e são jogadores que não jogaram muito nesta temporada", explicou McCarthy.

"Por isso, quis dar-lhes algum tempo de jogo, permitir-lhes jogar alguns minutos, fazer parte do grupo, da equipa, e podem também ajudar os jogadores locais. Funcionou muito bem, porque esses jogadores desempenharam um papel fundamental no que estamos a tentar fazer, e espero que agora, para os jovens que vão disputar o CHAN, eles tenham visto o nível que espero deles".

"Se conseguirmos assim, podem obter bons resultados. há muitas coisas positivas a esperar do CHAN, e estou entusiasmado porque a equipa está pronta, e vamos passar algum tempo com eles e prepará-los para que, quando o CHAN chegar, esta equipa esteja pronta".

Os próximos jogos do Quénia
Os próximos jogos do QuéniaFlashscore

"O nosso principal objetivo é abençoar o país com mais vitórias, para o deixar feliz".

O próximo CHAN será a 8ª edição do torneio bienal de futebol organizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), com equipas nacionais compostas por jogadores que jogam atualmente nas respetivas ligas locais.

A partir de agosto, o Quénia, a Tanzânia e o Uganda serão os anfitriões, sendo a primeira edição organizada por três países. 

O Quénia foi incluído no Grupo A, juntamente com Marrocos, Angola, República Democrática do Congo e Zâmbia, enquanto o Grupo B inclui a Tanzânia, Madagáscar , Mauritânia, Burkina Faso e República Centro-Africana. O Grupo C inclui o Uganda, o Níger, a Guiné, a Argélia e a Áfricado Sul, enquanto o Grupo D inclui o Senegal, a Guiné Equatorial, o Sudão e a Nigéria.

Dennis Mabuka
Dennis MabukaFlashscore