Recorde as incidências da partida

A equipa francesa continua a ganhar força. Depois de uma prestação irrepreensível na Liga das Nações, as Bleues venceram a Bélgica no seu primeiro jogo de preparação para o Euro-2025, no Stade du Hainaut, em Valenciennes, perante 13.882 espectadores. Foi uma vitória clara por 5-0, apesar de uma grande rotação no ataque e na baliza.
As duas avançadas-surpresa, Kelly Gago e Melvine Malard, marcaram os seus golos, com a avançada do Manchester United a fazer mesmo três, aproveitando as ausências de Sandy Baltimore, que está a cumprir um "protocolo para o joelho", e de Kadidiatou Diani, que entrou ao intervalo. Um êxito encorajador a duas semanas do início do Euro-2025, que arranca a 2 de julho na Suíça.
Atacantes inesperadas mas decisivas
Selma Bacha, apesar de estar fortemente amarrada, desferiu o primeiro remate do jogo, a 30 metros de distância, mas foi demasiado difícil acertar no alvo (2'). Melvine Malard acertou então no poste depois de Sakina Karchaoui ter entrado na baliza. Ela alimentou Marie-Antoinette Katoto na área, que passou para Malard, que seguiu em frente (3'). Após um passe de Griedge Mbock, Malard cortou para dentro e cruzou para Katoto. A atacante dos Bleues foi travada por Lisa Lichtfus à queima-roupa (11').
A primeira incursão belga na grande área francesa e o primeiro remate foi de Janice Cayman, que tentou um complicado remate de fora da área que foi facilmente defendido por Constance Picaud, preferida de Pauline Peyraud-Magnin na baliza (15').
A partir de um passe de Oriane Jean-François, Selma Bacha pegou na bola a toda a velocidade na esquerda e cruzou de primeira para Kelly Gago, que cortou com um pé plano perfeito para fazer o 1-0 (18'). As Bleues persistiram e Karchaoui voltou a subir para encontrar Malard, que passou a Grace Geyoro, mas o seu remate de pé direito foi defendido por Lichftus (20').
Karchaoui ainda tentou aumentar a vantagem da sua equipa após uma série de dribles e um cruzamento para Katoto, que estava à espera na marca de grande penalidade, mas esta falhou o cabeceamento por muito pouco (24'). Depois de uma longa pausa, uma bola perdida por Elisa de Almeida permitiu a Hannah Eurlings correr pelo flanco esquerdo, mas o seu remate cruzado foi demasiado descuidado (40'). Antes do intervalo, as Bleues dobraram a vantagem. Depois de uma corrida espantosa de Griedge Mbock, a nova capitã das Bleues deu o passe para Melvine Malard, que seguiu com um remate em arco que encontrou o poste próximo e a rede lateral, 2-0 (42'). Uma pequena ponte do atacante encerrou um bom primeiro tempo para os Bleues.
Malard deu trabalho a Bonadei
Após o intervalo, Laurent Bonadei colocou Kadidiatou Diani e Clara Mateo no lugar de Kelly Gago e Marie-Antoinette Katoto. Diani teve um impacto imediato, com um avanço pela direita, iniciado por Jean-François, e um remate em arco que por pouco não acertou no alvo (50'). Melvine Malard voltou a marcar presença, posicionando-se à entrada da área, a meio da mesma, e tentando a sua sorte com o pé direito, mas o seu remate passou ao lado do poste direito de Lichtfus (53'). Poucos minutos depois, o camisa nove da França deu o passe para Karchaoui. A jogadora dominou a bola e rematou com o pé esquerdo para o fundo das redes, fazendo o 3-0 (60').
O público do Hainaut, que tinha comparecido em força esta noite, foi suficiente para iniciar uma onda de aplausos que tardou em desaparecer. Kadidiatou Diani teve um frente a frente com a guarda-redes belga e recuperou, mas não conseguiu marcar (69'). Melvine Malard pensou que tinha marcado um golo de primeira quando recebeu a bola, cortou para dentro e rematou de forma perfeita por baixo da barra... mas a bandeira foi levantada (74').
Na jogada seguinte, Clara Mateo pegou na bola de costas para a baliza, virou-se, avançou pelo campo e fez o passe para Melvine Malard, que tinha ficado sozinha na esquerda da área. Só teve de cruzar o seu remate para marcar dois golos, o seu segundo com os Bleues, 4-0 (79').
"Estamos em casa, estamos em casa", cantava a multidão, que se tinha transformado num coro a cantar canções de Patrick Sébastien. Foi ao som da canção da sardinha que Melvine Malard marcou o seu primeiro hat-trick pela seleção francesa. Na sequência de um canto cobrado por Amel Majri, Kadidiatou Diani teve dificuldade em dominar a bola, mas enviou-a para o alto e Malard cabeceou ao poste mais distante para fazer o 5-0 (86'). Tudo muito fácil para as Bleues, que se exibiram contra uma equipa que vai participar no Euro este verão.
