Mais

Feminino: França goleia Bélgica (5-0) a duas semanas do início do Europeu

França goleou a Bélgica com três golos de Melvine Malard
França goleou a Bélgica com três golos de Melvine MalardFRANCOIS LO PRESTI / AFP
A apenas duas semanas do início do Europeu feminino, a França tranquilizou-se com uma vitória por 5-0 sobre a vizinha Bélgica. Foi uma boa prestação perante um público apaixonado, que pressionou as francesas durante os 90 minutos.

Recorde as incidências da partida

Notas finais das jogadoras
Notas finais das jogadorasFlashscore

A equipa francesa continua a ganhar força. Depois de uma prestação irrepreensível na Liga das Nações, as Bleues venceram a Bélgica no seu primeiro jogo de preparação para o Euro-2025, no Stade du Hainaut, em Valenciennes, perante 13.882 espectadores. Foi uma vitória clara por 5-0, apesar de uma grande rotação no ataque e na baliza.

As duas avançadas-surpresa, Kelly Gago e Melvine Malard, marcaram os seus golos, com a avançada do Manchester United a fazer mesmo três, aproveitando as ausências de Sandy Baltimore, que está a cumprir um "protocolo para o joelho", e de Kadidiatou Diani, que entrou ao intervalo. Um êxito encorajador a duas semanas do início do Euro-2025, que arranca a 2 de julho na Suíça.

Atacantes inesperadas mas decisivas

Selma Bacha, apesar de estar fortemente amarrada, desferiu o primeiro remate do jogo, a 30 metros de distância, mas foi demasiado difícil acertar no alvo (2'). Melvine Malard acertou então no poste depois de Sakina Karchaoui ter entrado na baliza. Ela alimentou Marie-Antoinette Katoto na área, que passou para Malard, que seguiu em frente (3'). Após um passe de Griedge Mbock, Malard cortou para dentro e cruzou para Katoto. A atacante dos Bleues foi travada por Lisa Lichtfus à queima-roupa (11').

A primeira incursão belga na grande área francesa e o primeiro remate foi de Janice Cayman, que tentou um complicado remate de fora da área que foi facilmente defendido por Constance Picaud, preferida de Pauline Peyraud-Magnin na baliza (15').

A partir de um passe de Oriane Jean-François, Selma Bacha pegou na bola a toda a velocidade na esquerda e cruzou de primeira para Kelly Gago, que cortou com um pé plano perfeito para fazer o 1-0 (18'). As Bleues persistiram e Karchaoui voltou a subir para encontrar Malard, que passou a Grace Geyoro, mas o seu remate de pé direito foi defendido por Lichftus (20').

Karchaoui ainda tentou aumentar a vantagem da sua equipa após uma série de dribles e um cruzamento para Katoto, que estava à espera na marca de grande penalidade, mas esta falhou o cabeceamento por muito pouco (24'). Depois de uma longa pausa, uma bola perdida por Elisa de Almeida permitiu a Hannah Eurlings correr pelo flanco esquerdo, mas o seu remate cruzado foi demasiado descuidado (40'). Antes do intervalo, as Bleues dobraram a vantagem. Depois de uma corrida espantosa de Griedge Mbock, a nova capitã das Bleues deu o passe para Melvine Malard, que seguiu com um remate em arco que encontrou o poste próximo e a rede lateral, 2-0 (42'). Uma pequena ponte do atacante encerrou um bom primeiro tempo para os Bleues.

Malard deu trabalho a Bonadei

Após o intervalo, Laurent Bonadei colocou Kadidiatou Diani e Clara Mateo no lugar de Kelly Gago e Marie-Antoinette Katoto. Diani teve um impacto imediato, com um avanço pela direita, iniciado por Jean-François, e um remate em arco que por pouco não acertou no alvo (50'). Melvine Malard voltou a marcar presença, posicionando-se à entrada da área, a meio da mesma, e tentando a sua sorte com o pé direito, mas o seu remate passou ao lado do poste direito de Lichtfus (53'). Poucos minutos depois, o camisa nove da França deu o passe para Karchaoui. A jogadora dominou a bola e rematou com o pé esquerdo para o fundo das redes, fazendo o 3-0 (60').

O público do Hainaut, que tinha comparecido em força esta noite, foi suficiente para iniciar uma onda de aplausos que tardou em desaparecer. Kadidiatou Diani teve um frente a frente com a guarda-redes belga e recuperou, mas não conseguiu marcar (69'). Melvine Malard pensou que tinha marcado um golo de primeira quando recebeu a bola, cortou para dentro e rematou de forma perfeita por baixo da barra... mas a bandeira foi levantada (74'). 

Na jogada seguinte, Clara Mateo pegou na bola de costas para a baliza, virou-se, avançou pelo campo e fez o passe para Melvine Malard, que tinha ficado sozinha na esquerda da área. Só teve de cruzar o seu remate para marcar dois golos, o seu segundo com os Bleues, 4-0 (79').

"Estamos em casa, estamos em casa", cantava a multidão, que se tinha transformado num coro a cantar canções de Patrick Sébastien. Foi ao som da canção da sardinha que Melvine Malard marcou o seu primeiro hat-trick pela seleção francesa. Na sequência de um canto cobrado por Amel Majri, Kadidiatou Diani teve dificuldade em dominar a bola, mas enviou-a para o alto e Malard cabeceou ao poste mais distante para fazer o 5-0 (86'). Tudo muito fácil para as Bleues, que se exibiram contra uma equipa que vai participar no Euro este verão.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore