Feminino: Francisco Neto espera melhor finalização de Portugal frente ao Brasil

Francisco Neto, selecionador de Portugal
Francisco Neto, selecionador de PortugalFPF

O selecionador português feminino de futebol disse esta segunda-feira esperar uma boa resposta da equipa das quinas no particular com o Brasil, na terça-feira, melhorando na finalização, relativamente ao jogo com os Países Baixos.

Siga o Portugal - Brasil no Flashscore

Estamos a jogar contra as melhores equipas do mundo, estamos a jogar contra equipas que, normalmente, não cedem muitas oportunidades aos adversários e nós temos de ter essa capacidade de fazer e de finalizar”, disse Francisco Neto, na antevisão ao jogo de preparação frente à seleção brasileira.

Portugal defronta o Brasil, em Aveiro, na terça-feira, no quarto jogo de preparação para a qualificação para o Mundial de 2027, a disputar em solo canarinho, depois dos dois embates nos Estados Unidos, com uma vitória e uma derrota, e o desaire frente aos Países Baixos, em Braga, na sexta-feira.

Além de esperar melhorias na parte da finalização, o selecionador disse Portugal terá de ser capaz de superar o sistema defensivo do Brasil, que faz uma marcação individual a campo inteiro.

Isto significa muito desgaste, isto significa ter de estar muito concentrado e ser muito capaz de conseguir disputar esses duelos é algo relativamente novo para nós, porque não temos passado muito por isso, mas também é interessante por causa disso”, disse Neto.

Quanto à ausência de Kika Nazareth, que foi dispensada no sábado do estágio da seleção nacional, após ter sofrido uma lesão diante das neerlandesas, o selecionador disse estar muito tranquilo com as jogadoras que vão iniciar a partida.

“Infelizmente, não podendo contar com a Francisca outra estará e o grupo sabe que a jogadora que estará nessa posição não vai ser a Francisca, porque nós não queremos que ninguém replique ninguém”, afirmou.

Francisco Neto referiu ainda que continua a acreditar no talento e coragem deste grupo de trabalho, adiantando que a equipa cada vez mais sente-se confortável no desconforto.

As equipas de mais alto nível são aquelas equipas que conseguem estar mais vezes confortáveis no desconforto e é aqui que temos que colocar as nossas jogadoras para podermos ser melhores, com o objetivo claro que daqui a um ano possamos estar a festejar um apuramento para o Campeonato do Mundo e é esse o grande objetivo destes jogos”, concluiu.

Na mesma ocasião a futebolista Jéssica Silva disse que o ambiente na equipa é bom, adiantando que este é mais um jogo que vai colocar à prova a seleção lusa.

Sabemos o tipo de jogo do Brasil, sabemos as jogadoras e a brilhante equipa com quem vamos jogar. Portanto, agora que venha o dia de amanhã, ainda temos o treino de hoje para nos prepararmos ainda melhor. Mas estamos todas muito entusiasmadas para fazermos mais um grande jogo”, afirmou.

A avançada que se transferiu esta época para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, disse que Portugal vai jogar para ganhar, apesar de defrontar uma das melhores equipas do mundo.

"Temos feito o nosso caminho a jogar contra parte das melhores seleções do mundo e isto vai ser um jogo que nós queremos mostrar Portugal, queremos continuar a crescer como equipa. Vamos dar o nosso melhor e vamos querer ganhar, vamos entrar para o jogo a querer ganhar, mas a termos noção das grandes dificuldades que nos esperam também”, afirmou.

O jogo entre Portugal e Brasil está marcado para terça-feira, às 19:45, no Estádio Municipal de Aveiro, naquele que será o último compromisso de 2025 e o derradeiro antes da qualificação para o Mundial de 2027, que se inicia em março de 2026.