Mais

Quénia defronta Senegal na Turquia após mudanças nos particulares de novembro

Os Harambee Stars vão disputar dois jogos amigáveis internacionais em Antália, Turquia.
Os Harambee Stars vão disputar dois jogos amigáveis internacionais em Antália, Turquia.FKF Media.

A Federação de Futebol do Quénia (FKF) confirmou o ajuste dos jogos amigáveis da seleção nacional Harambee Stars durante a janela internacional da FIFA em novembro, agendada entre 10 e 18.

Os Harambee Stars vão disputar dois jogos amigáveis em Antália, Turquia. Os encontros foram alterados, com a equipa a enfrentar agora Guiné Equatorial e Senegal, substituindo os jogos inicialmente previstos contra Madagáscar e Comores.

Quénia defronta primeiro a Guiné Equatorial a 14 de novembro no Estádio Emir Complex, seguindo-se o duelo com Senegal a 18 de novembro no Mardan Sports Complex.

Nos jogos anteriormente agendados, o Quénia iria enfrentar Madagáscar a 14 de novembro, antes de jogar contra Comores quatro dias depois, na Turquia.

Estes dois jogos de preparação realizam-se apenas um mês após o Quénia ter disputado os últimos jogos de qualificação para o Mundial-2026 frente ao Burundi e à Costa do Marfim. Os Harambee Stars venceram os Swallows do Burundi por 1-0 fora, antes de perderem 0-3 frente aos campeões africanos.

No entanto, o Quénia não conseguiu apurar-se para o Mundial, terminando o Grupo F na 4.ª posição, com 12 pontos em 10 jogos. A equipa somou três vitórias, três empates e sofreu quatro derrotas.

A Costa do Marfim, que liderou o grupo com 26 pontos, garantiu o apuramento automático, enquanto o Gabão vai disputar um play-off a duas mãos contra a Nigéria para decidir quem se qualifica para o torneio global, que será organizado em conjunto por 16 cidades de três países da América do Norte.

McCarthy faz alterações na convocatória do Quénia

O selecionador dos Harambee Stars, Benni McCarthy, efetuou três mudanças na convocatória para a deslocação à Turquia. Kevin Otiende (Nairobi United), Bryton Onyona (Gor Mahia) e Shariff Musa (Gor Mahia) foram chamados à seleção nacional.

O trio substitui Manzur Suleiman, Adam Wilson e Vincent Harper, que ficam de fora dos jogos. A equipa vai iniciar o estágio de preparação residencial no domingo, dia 9 de novembro, e parte para a Turquia na quarta-feira, dia 12 de novembro.

McCarthy fez alterações na convocatória para a deslocação à Turquia.
McCarthy fez alterações na convocatória para a deslocação à Turquia.FKF Media.

Os jogos amigáveis vão proporcionar aos Stars uma oportunidade importante para testar forças contra adversários de topo, afinar estratégias táticas e reforçar a coesão antes dos próximos compromissos oficiais.

Na baliza estarão Byrne Omondi (Gor Mahia), Brian Bwire (Polokwane City) e Brian Opondo (Tusker FC), enquanto o avançado e capitão Michael Olunga não foi convocado.

Sadio Mané lidera Senegal frente ao Quénia

Entretanto, o Senegal anunciou uma convocatória repleta de estrelas para o amigável com o Quénia, com o antigo avançado do Liverpool, Sadio Mané, a comandar os Leões de Teranga.

Além de Mané, o grupo escolhido pelo treinador Pape Thiaw inclui os defesas Kalidou Koulibaly e o guarda-redes Édouard Mendy (Al Hilal, da Liga Saudita), Gana Gueye (Everton), Pape Gueye (Villarreal) e Pape Matar Sarr (Tottenham).

Quénia e Senegal vão medir forças pela primeira vez desde a vitória de Senegal por 3-0 na fase de grupos da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2019, no Egito, resultado que impulsionou Senegal até à final.

Senegal já tinha defrontado o Quénia na CAN em 2004, tendo vencido novamente por 3-0. A última vez que o Quénia jogou contra a Guiné Equatorial foi em 2018, quando o avançado Piston Mutamba marcou o golo decisivo no triunfo por 1-0, dando ao francês Sebastien Migne a sua primeira vitória ao comando da equipa.

Dennis Mabuka
Dennis MabukaFlashscore