Mais

RFEF celebra o Dia Mundial da Síndrome de Down

Sergio Quirce com os internacionais sub-21
Sergio Quirce com os internacionais sub-21RFEF
A seleção espanhola de sub-21 vai aproveitar o jogo desta sexta-feira, 21 de março, contra a República Checa para realizar diferentes ações de sensibilização e promoção da inclusão.

Desde 2011 e por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado a cada 21 de março como uma data global para aumentar a conscientização pública em favor da inclusão de pessoas com esse distúrbio genético.

A escolha deste dia, tomada em referência à trissomia do cromossoma 21, coincide com o jogo da seleção espanhola de sub-21 contra a República Checa, no estádio Francisco Artés Carrasco, em Lorca, durante o qual os jogadores irão sensibilizar para esta causa.

Na sessão de treino que antecedeu o jogo, jogadores internacionais como Mikel Jauregizar e Alberto Moleiro quiseram posar em frente à câmara com as suas meias desencontradas, um símbolo global de defesa da diversidade numa data tão importante como esta.

Além disso, Sergio Quirce, trabalhador da RFEF e protagonista da campanha "Uno+", à qual a Federação se quis associar neste dia, acompanhará a equipa de arbitragem no início do jogo. Da mesma forma, os acompanhantes dos jogadores rumo ao relvado serão rapazes e raparigas com síndrome de Down. 

A RFEF está ativamente envolvida na inclusão de pessoas com síndrome de Down e pessoas com deficiência no local de trabalho. Por isso, com esta iniciativa, quis dar a conhecer o trabalho diário de pessoas como Sergio, cuja perfeita integração nas atividades da federação pretende servir de exemplo da notável capacidade destas pessoas para realizar as mais variadas tarefas dentro da atividade profissional.

Tal como Sergio Quirce, que colabora habitualmente nas conferências de imprensa da seleção nacional, outros homens e mulheres da associação Down Lorca participarão nos atos previstos para o encontro na localidade murciana como forma de sensibilizar para o trabalho diário destas pessoas, bem como para a necessidade de reforçar uma rede de apoio a elas e às suas famílias para melhorar a sua qualidade de vida, aproveitando a celebração do Dia Mundial da Síndrome de Down, a 21 de março.