Willian José está de volta ao Brasil após mais de uma década na Europa, com passagem de destaque pelo futebol espanhol. O avançado é o quarto melhor marcador brasileiro da história de LaLiga, com 81 gols em 267 jogos.
Formado no Grêmio Barueri, Willian José ainda passou por São Paulo, Grêmio e Santos antes de se transferir para o Real Madrid. O jogador atuou sobretudo no Castilla, o equipa B dos merengues, mas fez uma partida pelo plantel principal. Depois, destacou-se por Zaragoza, Las Palmas, Real Sociedad e Betis.
Willian chegou a ser convocado por Tite para a Seleção Brasileira em 2018, pouco antes do Mundial, quando jogava pela Real Sociedad. O atacante também atuou pela Seleção Sub-20, onde conquistou o Sul-Americano e o Mundial da categoria em 2011.
Na temporada atual, Willian José disputou 13 partidas pelo Spartak Moscovo, três como titular, e marcou apenas um golo. A passagem do brasileiro pela Rússia durou seis meses.

Willian José é o quinto reforço anunciado pelo Bahia para 2025, após o médio-defensivo Erick, os médios Michel Araújo e Rodrigo Nestor, e o avançado Erick Pulga. A nova contratação já está com o plantel principal na pré-temporada em Girona, Espanha.
O Esquadrão disputa cinco competições neste ano: Libertadores, Brasileirão, Taça do Brasil, Taça do Nordeste e Campeonato Baiano. O clube tem atuado com um grupo repleto de jovens nas primeiras jornadas do estadual, e recebe o Atlético de Alagoinhas na próxima quinta.