A época do Bayer Leverkusen, da surpresa à (quase) confirmação do título

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A época do Bayer Leverkusen, da surpresa à (quase) confirmação do título

Será que o Bayer Leverkusen vai festejar já este domingo?
Será que o Bayer Leverkusen vai festejar já este domingo?AFP
O Bayer Leverkusen está muito perto do seu primeiro título da Bundesliga. O SID faz uma retrospetiva dos jogos mais importantes da temporada.

O pontapé inicial

Na primeira jornada, o Werkself recebeu o RB Leipzig. Numa furiosa troca de golpes por 3-2, o Leverkusen provou do que é capaz com um pouco de sorte. Os recém-contratados Alejandro Grimaldo, Granit Xhaka, Jonas Hofmann e Victor Boniface justificam o seu lugar no onze inicial. Xabi Alonso tem a base para uma temporada de sucesso.

O primeiro sinal

Líder do campeonato, o Leverkusen viajou até ao Bayern, que estava empatado em pontos, na 4.ª jornada. O primeiro golo de Harry Kane é anulado por um golo de livre direto de Grimaldo. A decisão supostamente tardia de Leon Goretzka, aos 86 minutos, foi empatada por Exequiel Palacios, de grande penalidade (90+4). Foi o primeiro golo do Bayer nos descontos - e um sinal para o campeão em título: "Estamos empatados!"

Perspetivas

A partida contra o Eintracht Frankfurt, na 15.ª jornada, é um ponto de interrogação. O equipa de Hessen goleou o Bayern de Munique por 5-1 na semana anterior, o Leverkusen "apenas" empatou 1-1 com Dortmund e Estugarda, e Xabi Alonso mexeu em oito posições. No entanto, os golos de Boniface, Jeremie Frimpong e Florian Wirtz na vitória por 3-0 transformaram os pontos de interrogação num ponto de exclamação.

Campeões de outono

Outro golo de Palacios no último minuto (90+4) coroou o Leverkusen como campeão de outono na 17.ª jornada. A equipa de Xabi Alonso nunca perdeu a liderança na luta pelo título, apesar da ausência de vários jogadores devido à CAN no início do ano. O retrospeto até meio da temporada é de 14 vitórias e três empates contra Bayern, Dortmund e Estugarda.

Domínio

O Leverkusen chega com dois pontos de vantagem para o jogo decisivo contra o Bayern de Munique, chamado de "The Big One" em 200 países. Tanto Thomas Tuchel quanto Alonso surpreendem nos onzes iniciais - e o espanhol leva a melhor. O Werkself dominou Munique quase à vontade, especialmente na primeira parte. Josip Stanisic, emprestado pelo Bayern, marca o primeiro golo. Grimaldo e Frimpong completam o marcador para fazer o 3-0.

"Wackler"

Na Liga Europa, a equipa de Alonso revelou as suas fraquezas contra o surpreendente Qarabag. Os oitavos de final tornam-se uma batalha de nervos: No jogo da primeira mão, o Bayer Leverkusen conseguiu um empate 2-2, enquanto no seu próprio estádio, o Werkself só conseguiu chegar aos quartos de final numa fase final completamente louca - e levar o ímpeto para o campeonato. Foi um dos momentos mais emocionantes da segunda metade da época, com o Bayer a marcar repetidamente no final do jogo.

Decisão

O Leverkusen comemorou a importantíssima vitória por 1-0 sobre o Union Berlin na 28.ª jornada e já pode abrir o champanhe. A surpreendente derrota do Bayern diante do Heidenheim (2-3) aumenta a sua confiança - e a sua vantagem para 16 pontos. O troféu de campeão está agora ao alcance do Leverkusen.

A festa

Na 29.ª jornada, o Leverkusen pode finalmente coroar-se como o terceiro campeão mais antigo da história da Bundesliga. Com uma vitória contra o Werder Bremen, a vantagem sobre o Bayern e o Estugarda será inabalável - e a festa do título poderá começar.

Siga o Bayer Leverkusen-Werder Bremen no Flashscore