Mais

Adeptos alemães festejam vitória sobre os planos da DFL enquanto o Bayern agrava crise interna

Tuchel e o Bayern vão separar-se no final da época
Tuchel e o Bayern vão separar-se no final da épocaReuters
Os adeptos da Bundesliga vão festejar este fim de semana a vitória sobre os planos de investimento da Liga Alemã de Futebol (DFL), que estão agora a ser desfeitos, numa altura em que o campeão Bayern de Munique se debate com a sua própria crise, que pode fazer descarrilar toda a época.

Em dezembro, os clubes da Bundesliga e Bundesliga 2 votaram a favor da participação de um investidor financeiro nos meios de comunicação da DFL, num negócio avaliado entre 900 milhões e mil milhões de euros, mas os protestos dos adeptos, que interromperam vários jogos da Bundesliga com arremesso de bolas de ténis e rebuçados para o relvado, obrigaram a DFL a voltar atrás na quarta-feira e a cancelar a venda da participação.

Enquanto as atenções estarão voltadas para as bancadas e para a forma como os adeptos, que viram o investimento planeado como mais uma comercialização do desporto, marcarão a sua vitória contra os planos da DFL, o Bayern está num clima muito mais sombrio.

Os bávaros, que ocupam o segundo lugar na Bundesliga, anunciaram na quarta-feira que a saída do técnico Thomas Tuchel no final da temporada - um ano antes do fim do seu contrato. O clube ainda precisa de acabar com a série de derrotas se quiser salvar a temporada.

No sábado, o Bayern recebe o RB Leipzig, que está em quinto lugar, na esperança de interromper uma série de três derrotas em todas as competições. O clube perdeu os dois últimos jogos da Bundesliga e está a oito pontos do líder Bayer Leverkusen, que o derrotou por 3-0 no início do mês, faltando 12 rondas para o fim da temporada.

Bayern distante do primeiro lugar
Bayern distante do primeiro lugarFlashscore

Nova direção

Tuchel, de 50 anos, que chegou em março de 2023 com grandes expectativas, vai durar apenas uma época completa. Ao anunciar a saída do técnico, o Bayern garantiu que iria tomar uma nova direção.

"Até lá, cada indivíduo no clube tem de alcançar o máximo possível na Liga dos Campeões e na Bundesliga", disse o CEO do Bayern, Jan-Christian Dreesen.

Os bávaros estão de costas voltadas para a parede, com as esperanças de um 12.º título consecutivo da Bundesliga a desvanecerem rapidamente. Além disso, perderam por 1-0 frente à Lazio na semana passada, no jogo da primeira volta dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

O RB Leipzig, um ponto atrás do quarto classificado Borussia Dortmund, está desesperado para garantir um lugar entre os quatro primeiros para disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada.

"Não nos interessa o que os meios de comunicação social dizem sobre o Bayern. Mesmo que eles não estejam bem no momento, ainda é um jogo contra os campeões em casa", afirmou o guarda-redes do Leipzig, Peter Gulacsi.

"Temos de dar o nosso melhor e talvez consigamos somar novamente três pontos contra uma equipa de classe mundial. A qualificação para a Liga dos Campeões é o mais importante para nós".