Mais

Adeptos dos protestos levam potencial investidor a afastar-se da DFL

Os protestos dos adeptos foram enormes em muitos estádios.
Os protestos dos adeptos foram enormes em muitos estádios.Profimedia
A Liga Alemã de Futebol (DFL) está a enfrentar um sério revés na sua procura de um investidor. De acordo com uma notícia da agência financeira Bloomberg, a empresa financeira Blackstone deverá retirar-se da corrida ao investimento. As razões apontadas são os protestos dos adeptos e o comportamento hesitante dos clubes da Bundesliga. De acordo com informações do Die Zeit, a notícia está confirmada. Assim, apenas a CVC estaria em risco . A DFL não quis comentar o assunto na terça-feira à noite, quando questionada pelo SID, e a CVC também não se pronunciou oficialmente.

O DFL tinha reduzido o número de candidatos para dois em janeiro. Os investidores financeiros pretendem adquirir acções de uma filial da DFL, à qual serão cedidos todos os direitos de transmissão durante 20 anos. Está prevista uma participação minoritária de, no máximo, oito por cento. A Blackstone tinha oferecido cerca de mil milhões de euros pela participação nos direitos.

Em dezembro passado, 24 dos 36 clubes profissionais votaram a favor da entrada de um investidor. A maioria necessária de dois terços foi assim alcançada por pouco. Martin Kind desempenhou um papel central neste processo. O diretor-geral do Hannover 96, da segunda divisão, terá votado a favor, contrariando as instruções do seu clube. Sem o voto de Kind, o acordo teria falhado. O membro do Comité Executivo da DFL, Axel Hellmann, rejeitou as exigências dos adeptos activos para uma nova votação sobre a questão do investidor, após uma série de protestos.

Os protestos dos adeptos são maciços. No sábado, o jogo entre o Union Berlin e o Wolfsburgo (1-0) esteve prestes a ser cancelado.