Mais

Africanos no estrangeiro: Mbeumo e Diao bisam, vermelhos para Sissoko e Uche

O lateral-direito do Como, Assane Diao, com o prémio de Homem do Jogo, após o jogo entre Lecce e Como, da Serie A
O lateral-direito do Como, Assane Diao, com o prémio de Homem do Jogo, após o jogo entre Lecce e Como, da Serie AGiovanni Evangelista / LaPresse / Shutterstock Editorial / Profimedia
Dois jogadores africanos marcaram dois golos, enquanto outros dois foram expulsos, num fim de semana cheio de altos e baixos para as estrelas do continente no estrangeiro.

Inglaterra

Bryan Mbeumo marcou um golo na vitória do Brentford sobre o Brighton, em jogo da Premier League.

O jogador da seleção de Camarões balançou as redes e fez os Bees voltarem a vencer no Estádio Gtech Community, em Londres.

Mbeumo colocou o Brentford na frente aos 10 minutos de jogo, após vencer Bart Verbruggen, mas Danny Welbeck restabeleceu a igualdade no segundo tempo, com um belo golo de cabeça.

Três minutos após o recomeço, completou o seu bis após o remate em arco ter encontrado o canto inferior para o seu 18.º golo da campanha 2024-25.

Dez minutos depois, Yoane Wissa, da seleção da República Democrática do Congo, fez o passe para Yoane Wissa, que garantiu todos os pontos e subiu para o 11.º lugar na tabela, com 46 pontos.

O nigeriano Ethan Nwaneri foi um dos autores dos golos da vitória do Arsenal por 4-0 sobre o Ipswich Town.

Dois golos de Leandro Trossard e um de Gabriel Martinelli deram aos Gunners uma confortável vantagem de três golos sobre os anfitriões, que ficaram reduzidos a dez jogadores.

No entanto, Nwaneri, que substituiu Bukayo Saka aos 57 minutos, fechou a goleada em Portman Road.

No mesmo jogo, Nathan Butler-Oyedeji fez a sua estreia na primeira divisão inglesa, ao substituir Trossard a quatro minutos do fim.

Em Craven Cottage, Alex Iwobi marcou o seu nono golo no campeonato, mas não conseguiu evitar a derrota do Fulham por 2-1 em casa do Chelsea.

Os Cottagers começaram bem a partida, quando o internacional nigeriano colocou a sua equipa em vantagem aos 20 minutos.

Com Ryan Sessegnon no lugar de Reece James, o nigeriano correu para a área e assistiu o ex-jogador do Arsenal, que finalizou com o pé esquerdo e passou pelo guarda-redes Robert Sanchez.

No entanto, Tyrique George e Pedro Neto marcaram no final do jogo para dar aos Blues os três pontos, continuando a lutar por um lugar na Liga dos Campeões da próxima época.

Itália

Assane Diao marcou os dois golos da vitória do Como sobre o Lecce por 0-3 fora de casa, aumentando a série de vitórias para três jogos.

Depois de derrotar o Torino por 1-0 no último jogo, os comandados de Cesc Fabregas foram ao Estádio Ettore Giardiniero cheios de confiança.

Num jogo muito disputado, Diao colocou os visitantes em vantagem aos 33 minutos, graças a uma assistência do médio argentino Nico Paz.

O defesa Edoardo Goldaniga aumentou a vantagem de Como aos 84 minutos, antes de o internacional senegalês completar o bis com um remate de última hora, com a assistência de Gabriel Strefezza.

Alemanha

Serhou Guirassy marcou mais uma vez na vitória do Borussia Dortmund por 3-2 sobre o Borussia Mönchengladbach, num jogo emocionante da Bundesliga.

O avançado guineense, em grande forma, deu continuidade à sua impressionante série de resultados com um golo que ajudou a sua equipa a garantir os três pontos no Signal Iduna Park.

A vitória do Dortmund mantém viva a luta pelo primeiro lugar da tabela, faltando apenas alguns jogos para o fim da corrida pela qualificação para a Liga dos Campeões.

O Bochum, por sua vez, foi derrotado pelo Werder Bremen por 1-0, com um cartão vermelho para o médio Ibrahima Sissoko no final da partida.

No jogo muito disputado no Weserstadion, o Bremen adiantou-se no marcador com um golo bem marcado a meio da segunda parte.

Os visitantes tiveram dificuldades em encontrar ritmo de jogo e foram ainda mais prejudicados quando o internacional do Mali foi expulso por uma agressão.

O Bochum não conseguiu quebrar a defesa do Bremen, que se aproxima do fim da temporada da Bundesliga.

Espanha

O Getafe teve uma atuação frustrante no Estádio RCDE, perdendo por 1-0 com o Espanhol, numa partida que teve o nigeriano Christantus Uche expulso logo aos dois minutos de jogo.

O jogo estava equilibrado até que Uche recebeu ordem de expulsão por agressão, deixando os visitantes com um homem a menos para tentar chegar ao empate.

O Espanhol aproveitou a vantagem para se impor no jogo, defendendo a magra vantagem com serenidade.

Para os visitantes, a derrota é um golpe na luta pela estabilidade a meio da tabela.

Umar Sadiq foi o herói do Valencia, marcando o golo do empate a um contra o Rayo Vallecano, fora de casa.

O atacante nigeriano marcou o golo do empate contra o Rayo Vallecano, fora de casa.

O golo não só salvou um ponto para os Che, como também evidenciou a sua crescente influência no plantel.