Mais

Análise: As razões pelas quais o Bayern de Munique está de olho em Luis Díaz, do Liverpool

Luis Diaz, do Liverpool, com o troféu da Premier League, quando os Reds se sagraram campeões da temporada 2024/25
Luis Diaz, do Liverpool, com o troféu da Premier League, quando os Reds se sagraram campeões da temporada 2024/25Paul Greenwood / Shutterstock Editorial / Profimedia
Apesar de os rumores que ligavam Luis Díaz ao Barcelona parecerem ter desaparecido, graças à disputa pela contratação de Nico Williams, parece que o colombiano ainda pode estar de saída de Anfield este verão.

De acordo com um relatório recente de fontes bem colocadas, o Bayern de Munique está agora a estudar a possibilidade de levar o extremo de 28 anos para a Bundesliga e, com o Liverpool aparentemente também à procura de um novo extremo, isso dá credibilidade a esta notícia.

É um ponto de vista interessante por parte dos Reds, uma vez que Luis Díaz ficou apenas atrás de Mo Salah e Cody Gakpo em termos de desempenho em 2024/25.

Com efeito, deu o mesmo número de assistências que o neerlandês (cinco) e, com 14 golos marcados, ficou a apenas um de Gakpo.

Conhecido pela sua capacidade de atingir as equipas no contra-ataque, não é de estranhar que os seus 11 contra-ataques só tenham sido superados pelo Rei do Egito, cujas estatísticas são francamente inacreditáveis.

Por que é que o Liverpool está a tentar negociar Luis Díaz?

Uma capacidade de remate de 59,6% é a melhor de todos os jogadores titulares do Liverpool, e é apenas Salah (mais uma vez) que supera a sua taxa de conversão de remates de 18,9%.

Uma precisão de passe de 86% não é nem a melhor nem a pior do plantel (embora o seu total de 903 passes não o coloque favoravelmente em comparação com os colegas de equipa), pelo que se pode legitimamente argumentar por que razão o Liverpool está a pensar em vender Luis Díaz em primeiro lugar.

Vincent Kompany já conta com nomes como Kingsley Coman e Serge Gnabry como extremos esquerdos e, embora Bryan Zaragoza esteja registado nos bávaros, é quase certo que sairá antes do início da campanha 2025/26.

Coman e Gnabry jogaram muito menos do que Luis Díaz em 24/25 e têm registos muito semelhantes entre si durante esse período.

Os seis golos e quatro assistências do primeiro foram marcados em 30 jogos, 15 dos quais como titular, e também foi substituído em 14 ocasiões. Gnabry jogou, foi titular e foi substituído exatamente na mesma quantidade de partidas - o que sugere que Kompany optou por um sistema de rotação - e foi um pouco mais produtivo do que o seu contemporâneo, com sete golos e seis assistências.

Estatísticas de Coman e Gnabry são muito parecidas

Gnabry foi o mais azarado de todo o plantel do Bayern, com cinco ocasiões em que acertou na trave, enquanto as suas cinco arrancadas rápidas superaram as três de Coman, embora ambos ainda estejam bem atrás de Luis Díaz nesse quesito.

A precisão de remate é novamente relativamente igual - 45% para Gnabry e 52,8% para Coman - com uma conversão de remates de 13,2% e 11,8%, respetivamente.

Radar de Serge Gnabry em 2024/25
Radar de Serge Gnabry em 2024/25Opta by Stats Perform

A percentagem de passes completos é de 88,5% (Coman) e 85,8% (Gnabry), mas a única área em que começamos a ver uma diferença na dupla do Bayern é no que diz respeito às suas responsabilidades defensivas.

56,5% dos desarmes ganhos por Gnabry é o segundo pior registo da equipa do Bayern, enquanto os 72,2% de Coman são o terceiro melhor.

Radar de Kingsley Coman em 2024/25
Radar de Kingsley Coman em 2024/25Opta by Stats Perform

Quatro duelos aéreos bem-sucedidos em 18 tentados são um claro indicador de que a capacidade de cabeceamento de Gnabry não é a melhor, com o seu contemporâneo a ganhar quase metade dos seus (15 em 31).

Defender também não é o forte de Luis Diaz - 67,4% de sucesso nos desarmes, 15 duelos aéreos ganhos em 56 tentados - mas ele é claramente um avançado mais explosivo.

Coman ou Gnabry vão financiar a compra de Luis Diaz?

Aos 28 anos, é ligeiramente o mais jovem do trio em termos de idade, o que também pode contar para alguma coisa.

O que não está claro nesta fase é o valor que o Liverpool pode exigir pelo jogador e também se Kompany venderá Coman ou Gnabry para ajudar a financiar qualquer compra.

Dado que Luis Díaz pareceu aceitar que poderia ser transferido para o Barcelona numa determinada altura, o jogador compreende que, seja qual for a razão, a sua passagem pelo Liverpool está prestes a chegar ao fim.

É assim a vida de um futebolista e, se e quando o jogador for transferido para outro clube, o treinador dos Reds, Arne Slot, será certamente franco e honesto quanto aos motivos que o levaram a permitir a saída do colombiano.

Do ponto de vista do Bayern, comprar os melhores jogadores para cada posição é fundamental para manter-se à frente da concorrência na Alemanha, mas talvez, mais importante ainda, para aumentar as hipóteses de conquistar a Liga dos Campeões.

Apenas três vezes neste século foram bem-sucedidos na principal competição de clubes do futebol europeu (2001 vs Valencia, 2013 vs Borussia Dortmund e 2020 vs Paris Saint-Germain), e isso está longe de ser suficiente para um clube da estatura do Bayern.

Frente de ataque de fazer crescer água na boca

É provável que o Bayern Munique precise de mais do que Luis Diaz para voltar ao topo, com todo o respeito, mas não haverá muitas equipas que consigam lidar com uma frente de ataque composta pelo colombiano, Harry Kane e Michael Olise.

É uma perspetiva de dar água na boca para qualquer um.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore