O Bayern contra o Borussia Dortmund é o jogo mais importante da Bundesliga e, tal como acontece com o dérbi de Manchester, o Derby della Madonnina, El Derbi Madrileno ou El Clasico, o mundo do futebol pára durante 90 minutos.
Será o 137.º encontro entre os gigantes do futebol alemão desde a criação da Bundesliga, e nenhum outro jogo foi disputado com tanta frequência no futebol profissional alemão.
Alguns poderão ficar surpreendidos com o facto de os bávaros terem sofrido mais derrotas contra o BVB do que contra qualquer outra equipa (33, a última das quais por 2-0 em março de 2024).
Além disso, os bávaros estão atualmente sem vencer em jogos consecutivos contra o Dortmund pela primeira vez desde 2017 (uma derrota e um empate).
O Bayern de Munique está cheio de confiança para o jogo
No entanto, o Bayern chega ao jogo deste fim de semana cheio de confiança. O emblema de Munique lidera a tabela com seis pontos de vantagem sobre o Leverkusen, enquanto a equipa de Niko Kovac está um pouco abandonada na oitava posição e atualmente fora dos lugares europeus.
A goleada de 4-0 sofrida pelo Dortmund diante do Barcelona, no meio da semana, deve ter sido um duro golpe para os jogadores do Dortmund. Os jogadores de Kovac não devem precisar de motivação extra, mas com o embate na Liga dos Campeões feito e acabado, colocar tudo em jogo da liga faz sentido.
Não há qualquer razão lógica para o Dortmund estar a "poupar" jogadores para o jogo da segunda mão contra o Barça, uma vez que só os próprios catalães deram a volta a uma derrota de quatro golos na primeira mão (6-1 contra o PSG em 2017) em toda a história da Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões.

Com os jogos a esgotarem-se na Bundesliga - apenas mais cinco depois de sábado, dos quais o Dortmund joga em casa em três - todos os pontos contam agora. Os visitantes devem ser encorajados pelo facto de estarem invictos nos últimos quatro jogos da Bundesliga contra os líderes do campeonato (uma vitória e três empates), atualmente a série mais longa de todas as equipas da primeira divisão e a mais longa do Dortmund desde uma série de cinco jogos de 2009 a 2013.
Além disso, o clube conquistou 12 pontos nos últimos seis jogos da Bundesliga (quatro vitórias e dois empates).
Uma vitória por 3-1 sobre o Mainz e uma vitória por 4-1 em Friburgo significam que o Dortmund marcou pelo menos três golos em dois jogos consecutivos da Bundesliga pela primeira vez esta época. Desde que Niko Kovac assumiu o comando, no início de fevereiro, nenhuma outra equipa fez tantos remates (147) nem teve um xG tão elevado (20,8).
O técnico de 53 anos, que é o único a ter conquistado o bicampeonato como jogador e como treinador do Bayern, terá a oportunidade de quebrar o jejum contra o seu ex-clube. Os bávaros são a única equipe contra a qual ele ainda não venceu como técnico na Bundesliga (um empate e sete derrotas).
Serhou Guirassy é fundamental
Embora Serhou Guirassy tenha estado em baixo de forma contra o Barcelona, é o melhor marcador do campeonato alemão na segunda metade da época (8 golos). O guineense já marcou mais golos em 10 jogos desde o meio da época do que em 14 jogos na primeira metade da temporada (7).
É seguido de perto por Harry Kane (7), do Bayern, que participou em dois golos em três jogos da segunda metade da época, um recorde no campeonato, e por Maximilian Beier, que participou diretamente em dois golos num jogo pela primeira vez com as cores do Dortmund (2 golos, 2 assistências).

Não é apenas Kane que o BVB precisa de ter em atenção.
Michael Olise registou um recorde de 10 assistências na Bundesliga esta temporada e, desde que a recolha de dados detalhados começou em 2004/05, apenas James Rodriguez marcou tantos golos na primeira divisão numa campanha de estreia pelo Bayern (11 em 2017/18).
O Bayern está claramente em grande forma, tendo conquistado 13 pontos nos seus últimos cinco jogos (quatro vitórias e um empate), enquanto 68 pontos em 28 jogos representam a sua melhor temporada na Bundesliga em sete anos (69 pontos em 2017/18).
Todas as sete equipas do Bayern que tiveram pelo menos 68 pontos nas primeiras 28 jornadas conquistaram o título.
A mentalidade será a chave
O Dortmund não tem hipóteses de vencer esta edição da Bundesliga por uma série de razões, mas um resultado positivo não está fora de cogitação. Os Schwarzgelben estão invictos nos últimos dois jogos e não perderam em três das últimas cinco partidas contra o Bayern.

Para isso, a perda de Nico Schlotterbeck por cerca de seis meses é o golpe mais cruel. No entanto, Niklas Sule (93,5% de eficácia de passe), Almugera Kabar (91,6%), Waldemar Anton (91,4%), Julian Ryerson (90,1%) e o capitão Emre Can (90,8%) podem manter o ritmo nesse aspeto.
O Dortmund precisa aproveitar as chances que tiver - e vai ter -, pois o Bayern só não sofreu golos nos últimos 12 jogos em todas as competições, e três deles foram contra o Bayer Leverkusen.
Talvez a questão mais importante do dia seja a mentalidade do Dortmund. O Dortmund não pode se deixar abater pela ocasião e, como em tantos jogos grandes anteriores, acabar sufocando. O Bayern pode ser derrotado ou até mesmo empatar com o Union Berlin, o Bochum e o Feyenoord. Até o Holsten Kiel, último classificado, conseguiu marcar três golos na Allianz Arena esta época...
Siga o Der Klassiker no Flashscore
