Mais

Análise: Porque é que a carreira de Jadon Sancho está num ponto de viragem, com os gigantes da Serie A à espreita

Jadon Sancho após a vitória do Chelsea na final da Liga Conferência sobre o Betis
Jadon Sancho após a vitória do Chelsea na final da Liga Conferência sobre o BetisWajda/SOPA Images / Shutterstock Editorial / Profimedia

Com apenas 25 anos de idade, Jadon Sancho chegou a uma encruzilhada importante na sua carreira futebolística.

O extremo não é desejado por Ruben Amorim no Manchester United e, a poucos dias do início da época 2025/26, continua no limbo quanto ao seu futuro destino.

Quem quer que decida arriscar na contratação do internacional inglês, fá-lo sabendo que, além do United, Sancho também não foi considerado suficientemente bom para o Chelsea, que pagou aos Red Devils para o levar de volta, em vez de o contratar a título definitivo.

Para um jogador que tinha o mundo a seus pés há alguns anos, Sancho está perigosamente perto de ser mais uma estatística. Mais um jogador que deveria ter tirado muito mais partido das suas invejáveis capacidades.

Basta olhar para outro craque do Manchester United, Jesse Lingard, e ver como terminou a sua carreira. Desde marcar o golo do triunfo numa final da Taça de Inglaterra pelos Red Devils até ao deserto futebolístico do FC Seoul.

Contratado pelo United por 85 milhões de euros

Não esqueçamos que, quando o United contratou Sancho em 2021, foi por uma taxa elevada de 85 milhões de euros e na sequência de algumas excelentes exibições pelo Borussia Dortmund.

Há rumores de que o clube da Bundesliga está a ganhar tempo com uma nova oferta pelo seu ex-craque, mas com Juventus, Inter de Milão e Roma também à espreita, terão de ser rápidos se quiserem garantir os serviços de Sancho.

A janela de transferências ainda está aberta, mas não é uma boa prática deixar as coisas para o último minuto, especialmente porque as novas temporadas nas ligas europeias já terão cerca de três semanas quando chegar o dia do prazo final.

Regresso ao Dortmund?

O diretor desportivo do Dortmund, Sebastian Kehl, já tinha confirmado as conversações para um regresso de Sancho.

"Jadon está constantemente a ser associado a nós", terá dito Kehl.

"Compreendo o desejo. Estamos a pensar nisso dentro das nossas possibilidades. As condições têm de ser as corretas. Vamos certamente fazer alguma coisa, mas estamos limitados", reconheceu.

O que é que os interessados vão receber em troca do seu dinheiro?

Para começar, terão um jogador que sabe que precisa de provar o seu valor novamente. A motivação deve estar presente desde o início para Jadon Sancho, não apenas por causa das aspirações do clube, mas porque é ano de Mundial e, apesar de não ter atingido o auge por um tempo, ainda existe a possibilidade de uma convocatória sob o comando de Thomas Tuchel.

40 golos em 118 jogos na Bundesliga

Se isso não for suficiente para que ele volte ao nível que levou o Manchester United a fazer dele uma das suas aquisições mais caras, então dificilmente haverá muita esperança de que a sua carreira volte a ter uma trajetória ascendente.

Em todo o caso, o Borussia Dortmund é onde ele teve mais sucesso e, se conseguirem equilibrar as finanças, uma transferência seria boa para ambos, já que Sancho marcou 40 golos e fez 54 assistências em 118 jogos na Bundesliga.

Radar de Jadon Sancho com o Borussia Dortmund - Temporada 2020/21 da Bundesliga
Radar de Jadon Sancho com o Borussia Dortmund - Temporada 2020/21 da BundesligaOpta by Stats Perform

É uma média de um golo a cada três jogos, o que é mais do que aceitável para um extremo.

12 golos em 89 partidas na Premier League ao longo da sua carreira é um rácio muito inferior, de um em sete, com apenas 11 assistências.

A sua precisão de remate atingiu o pico de 78,6% tanto no Dortmund, durante a época 2018/19 da Bundesliga, como no Manchester United, na campanha 2022/23, mas desde então baixou para 66,7%.

Em termos de conversão de remates, a sua percentagem de 12,5% é quase a pior de sempre, tendo apenas descido (11%) durante a época de 2021 da Premier League e a época de 2017/18 da Bundesliga (10%).

117 remates à baliza nos últimos sete anos em todas as competições nacionais, seja na Alemanha ou em Inglaterra, também não é o melhor registo.

Superior precisão de passe

No entanto, uma área em que Sancho se tem destacado ao longo da sua carreira é no que diz respeito à precisão de passe.

Apenas por duas vezes desde 17/18 desceu abaixo dos 80%, e mesmo assim apenas para 78% (Taça da Alemanha 2018/19) e 79% (Taça da Liga Inglesa 2022/23).

Mapa de Passes de Jadon Sancho pelo Chelsea - Premier League 2024/25
Mapa de Passes de Jadon Sancho pelo Chelsea - Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

Mesmo durante o seu período de empréstimo ao Chelsea, conseguiu 85,2%, o que sugere uma verdadeira compreensão do jogo e de onde estão os seus companheiros de equipa em relação a qualquer movimento ofensivo.

Talvez a única questão que ainda está por responder seja a da atitude.

Problemas de atitude?

Uma grande desavença com Erik ten Hag foi infeliz, mas choques de personalidade no trabalho acontecem com frequência.

O que não faz sentido é o facto de Ruben Amorim estar satisfeito em deixá-lo de lado sem pensar duas vezes em dar a Sancho a oportunidade de se restabelecer no Teatro dos Sonhos.

O futuro do jogador está longe de Old Trafford e, se esta não for já a sua última oportunidade, caso surjam outros problemas, será quase certo o fim da carreira de Sancho ao mais alto nível do futebol europeu.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore