O Dortmund ocupa a oitava posição no campeonato, a seis pontos do quarto lugar, a cinco jornadas do fim. Depois de passar pela pior temporada doméstica numa década, a queda repentina do Dortmund torna-se ainda mais desconcertante tendo como pano de fundo a brilhante exibição contra o Barcelona na terça-feira.
O Dortmund venceu por 3-1, com hat-trick de Serhou Guirassy, e ainda teve dois outros golos anulados por fora de jogo. No entanto, o seu destino ficou selado depois de uma má exibição na primeira mão, quando perdeu por 4-0.
Tal como no ano passado, quando caiu para o quinto lugar no campeonato, mas derrotou o Paris Saint-Germain, o Atlético de Madrid, o AC Milan, o Newcastle e o PSV Eindhoven a caminho de Wembley, as ambições do Dortmund estão a ser frustradas pela sua inconsistência.
Falhar a Liga dos Campeões teria repercussões enormes para o Dortmund, um clube fortemente dependente das receitas europeias. O BVB só falhoua Liga dos Campeões uma vez desde que conquistou dois títulos consecutivos da Bundesliga sob o comando de Jurgen Klopp em 2010 e 2011.
Um símbolo da inconsistência do clube é o defesa Niklas Sule. Campeão da Liga dos Campeões em 2020 com o Bayern, foi contratado para ser o patrão do eixo, mas só tem aparecido na sua melhor forma muito de vez em quando. Após o jogo com o Barcelona, não conseguiu explicar a imprevisibilidade do Dortmund.
"A questão que se coloca é: porque é que não jogamos assim na Bundesliga? É algo que temos de nos perguntar novamente antes de jogarmos contra o Gladbach, para que possamos fazer uma exibição semelhante. Temos uma qualidade incrível, isso não está em discussão. A determinação que mostrámos hoje, a forma como colocámos uma equipa como o Barcelona - uma das melhores equipas da Europa - sob tanta pressão. Temos de aceitar as críticas sobre a nossa falta de consistência. Mas estamos à procura de soluções, falamos sobre isso todos os dias", admitiu.

Com dois pontos de vantagem sobre o Dortmund, o Gladbach também está na luta por um lugar europeu. Uma vitória no sábado pode fazer com que o Dortmund chegue ao sexto lugar e fique perto dos quatro primeiros, na fase final da temporada.
No topo da tabela, o Bayern de Munique pode aliviar a deceção após a eliminação da Liga dos Campeões na quarta-feira, ficando um passo mais perto do título com uma vitória em Heidenheim. O Bayern tem seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, Bayer Leverkusen, a cinco jornadas do fim.
Para o Leverkusen, nada menos que um colapso do Bayern manterá vivo o sonho de defender o título. Embora seja improvável, não é uma situação inédita, embora não seja uma memória feliz para os adeptos dos farmacêuticos. Em 2001/02, o Leverkusen tinha cinco pontos de vantagem a três rondas do fim, mas perdeu duas das três últimas partidas e terminou em segundo lugar.
Fique de olho: Steffen Baumgart (Union Berlin)
O treinador Steffen Baumgart, Diogo Leite e o Union Berlin, podem dar o último passo para garantir a permanência na próxima temporada com uma vitória no sábado contra o Estugarda em casa.
A contratação de Baumgart, ex-jogador do Union, foi criticada pelos adeptos como uma cunha, mas o técnico de 53 anos deu a volta por cima. O Union conquistou 11 pontos numa série invicta de cinco jogos, contra Bayern de Munique, Bayer Leverkusen, Eintracht Frankfurt, Wolfsburgo e Friburgo.
"Queremos jogar o nosso próprio jogo com sucesso, como fizemos da última vez. Talvez possamos dar o último e difícil passo", disse Baumgart na quinta-feira.
Principais estatísticas
11 em 12 - O Bayern de Munique conquistou 11 dos últimos 12 títulos da Bundesliga.
Quatro derrotas seguidas - O Wolfsburgo perdeu as últimas quatro partidas, deixando as esperanças europeias por um fio.
23 - Harry Kane tem 23 golos no campeonato, mais seis do que o segundo classificado, Patrik Schick.
Jogos (14:30, exceto quando indicado):
Sábado
Heidenheim x Bayern de Munique, Mainz x Wolfsburgo, Werder Bremen x Bochum, Friburgo x Hoffenheim, RB Leipzig x Holstein Kiel, Union Berlin x Estugarda (17:30)
Domingo
Augsburgo x Eintracht Frankfurt, Borussia Dortmund x Borussia Mönchengladbach (16:30), St Pauli x Bayer Leverkusen (18:30)