Um manto de neve cobre suavemente o Ruhr e a Renânia antes do início do ano da Bundesliga, e a igreja românica Reinoldi, no centro de Dortmund, usa um chapéu branco. Mas a paixão vai estar ao rubro quando os golos da época estiverem em jogo no confronto entre o Borussia Dortmund e o Bayer Leverkusen, esta sexta-feira (19:30).
Vamos lá - com holofotes, pressão e drama! Os aspirantes a campeões dão as boas-vindas aos campeões: Nuri Sahin olha com saudade para o sul. O seu colega Xabi Alonso "virou tudo de cabeça para baixo " em Leverkusen, entusiasma-se o treinador do Dortmund: "Eles conseguiram o que nós queremos alcançar - e vamos conseguir".

Ambos gostariam de ganhar, o que é óbvio no início da segunda parte da temporada. No entanto, o jogo não só coloca o Borussia Dortmund em sexto lugar na tabela, sob pressão, como também destaca algumas dolorosas oportunidades perdidas.
Afinal de contas, o Bayer estava lá quando o Bayern enfraqueceu, o Bayer tornou-se campeão, o Bayer ganhou a taça! E: O Bayer continua a perseguir o topo a partir do segundo lugar, enquanto o Dortmund (mesmo atrás do Mainz 05) está preocupado com a qualificação para a Liga dos Campeões.
Leverkusen vê "hipóteses de título" em todo o lado
O Borussia Dortmund foi eliminado da taça e provavelmente não voltará a ser campeão.
"Realisticamente, temos uma chance de ganhar o título em todas as três competições", disse o diretor administrativo do Bayer, Simon Rolfes, com entusiasmo.
"Temos a ambição e a vontade, é isso que nos move, a emoção total na sexta-feira. E ainda mais para transformar o clube numa força capaz de ganhar troféus a cada temporada", acrescentou.
O BVB, que está a ser assolado por uma pequena epidemia de gripe, está pelo menos um passo atrás, embora quase tenha ganho a Liga dos Campeões no ano passado. O tema doloroso continua a ser a ambivalência de uma equipa que é capaz de fazer grandes coisas em qualquer altura, mas que também pode perder para adversários muito mais pequenos em qualquer altura.
"Queremos finalmente trazer consistência ao campo", exige Sahin.
O seu treinador exige uma coisa acima de tudo: resultados. Subir para pelo menos o quarto lugar, ou seja, voltar à primeira divisão, será "um grande feito", avisa o diretor administrativo Lars Ricken. A lição de casa para o treinador: "Temos de ganhar muito mais do que dois pontos por jogo, em média."
Nos 15 jogos até agora, o Leverkusen tem uma média de 1,67. Na temporada do campeonato, o Leverkusen marcou 2,65.
Siga o Borussia Dortmund - Bayer Leverkusen no Flashscore
Bayer em modo de campeonato
O Bayer subiu mais duas velocidades na fase final de 2024. Oito vitórias consecutivas, incluindo o triunfo por 1-0 sobre o Bayern na Taça, reacenderam completamente a sua confiança de campeão.
"Esta expetativa de ganhar todos os jogos, de jogar sempre para ganhar. Foi isso que nos caracterizou no ano passado e vai caracterizar-nos este ano", anunciou Rolfes.
Florian Wirtz e Patrik Schick têm estado em grande forma ultimamente, mas há preocupações porque o tornozelo de Granit Xhaka está a doer. Esta é outra razão pela qual "precisamos de um desempenho quase perfeito", como disse Xabi Alonso. O Borussia Dortmund não poderá contar com Waldemar Anton (doença) e Pascal Gross (suspensão).
Aliás, outra questão pessoal potencialmente explosiva foi cancelada na quinta-feira. Sascha Stegemann deveria arbitrar um jogo do Borussia Dortmund pela primeira vez desde o seu apito fatal e subsequentes ameaças de morte há quase dois anos, mas também está de fora com gripe. Tobias Stieler assumirá o apito.
