
Terzic pediu à sua equipa que não "corresse atrás da bola". Na sua opinião, o título de campeão de 2023 não foi perdido no dramático dia 27 de maio, mas sim na fase inicial da época anterior, com quatro derrotas nos primeiros dez jogos.
A prioridade agora era consertar o vácuo de Jude Bellingham. Enquanto na pré-temporada todas as bolas conquistadas eram entregues ao "puxador de cordas", que entretanto se transferiu para o Real Madrid, agora era Marcel Sabitzer, que também pertencia ao Bayern, o primeiro a ser chamado. A distribuição ainda não era fácil e muitas vezes era feita para as alas.
O Colónia, com três reforços, entre os quais Luca Waldschmidt, recuou perante a pressão inicial do Dortmund - mas foi então que teve a primeira grande oportunidade: um remate de Davie Selke, que Niklas Süle desviou em arco, embateu na trave (18 minutos).
Reveja aqui as principais incidências da partida
Por outro lado, a defesa extremamente compacta do Colónia obrigou o BVB a sair do centro para as posições mais recuadas, onde os ataques perderam quase todo o seu ímpeto. Não houve comparação com o espetáculo de 6-1 em março. Apenas Julian Brandt teve oportunidade para um remate perigoso, após uma receção elegante à entrada da área, tendo Marvin Schwäbe efectuado uma forte defesa (31 minutos). Após 40 minutos, Mats Hummels, não necessariamente temido como velocista, era significativamente o jogador mais rápido do BVB.
Com a exigência de Terzic em mente de sofrer menos de 34 golos esta época (2022/23: 44), os jogadores criativos do Dortmund também colocaram frequentemente a posse de bola acima do risco. Isto fez com que o jogo se tornasse difícil e com pouco espaço e, ao intervalo, os primeiros adeptos apitaram.
O "sinal de stop" do Colónia manteve-se como se estivesse ancorado em betão, tirando os caminhos do Dortmund para as profundezas foi suficiente nesta fase. No entanto, os visitantes tiveram de fazer face à substituição do avançado Selke (52 minutos). Três minutos depois, o seu substituto, Sargis Adamyan, não conseguiu acertar no guarda-redes Gregor Kobel à queima-roupa.
O Dortmund não conseguia pensar em muito para fazer nos espaços densos. O discreto jogador alvo Sebastian Haller desocupou o seu lugar no ataque para Youssoufa Moukoko, enquanto o recém-chegado Felix Nmecha também deve mostrar mais espírito ofensivo nos seis como primeira alternativa a Can. Sabitzer, tal como Marco Reus mais à frente, deu muito pouco impulso. Em vez disso, Dejan Ljubicic teve o 0:1 no seu pé (75º). Esta oportunidade perdida vingou-se.
Os visitantes, que estiveram bem organizados durante muito tempo, não permitiram erros nem grandes espaços até Malen marcar na sequência de um pontapé de canto.
