De Kane a Fofana: Cinco jogadores a ter em conta na nova época da Bundesliga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

De Kane a Fofana: Cinco jogadores a ter em conta na nova época da Bundesliga

Harry Kane posa com sua nova camisa 9 após assinar com o Bayern de Munique
Harry Kane posa com sua nova camisa 9 após assinar com o Bayern de MuniqueAFP
A temporada 2023-24 da Bundesliga começa na sexta-feira, com o Bayern de Munique a deslocar-se ao terreno do Werder Bremen para dar início à sua busca pelo 12º título consecutivo da primeira divisão alemã.

Os rivais mais próximos do Bayern esta época deverão ser novamente o Borussia Dortmund e o RB Leipzig, que terminaram ambos entre os quatro primeiros na época passada.

A supremacia dos bávaros também poderá ser desafiada pelo surpreendente Union Berlin, que disputará a Liga dos Campeões, e pelo Bayer Leverkusen, de Xabi Alonso.

Na antecâmara do arranque da nova edição do principal campeonato da Alemanha, apresentamos cinco jogadores a manter debaixo de olho em 2023/24.

Harry Kane (Bayern de Munique)

A saga de transferências que dominou o verão foi resolvida a uma semana da abertura da temporada, quando o capitão inglês Harry Kane chegou a Munique.

Kane, de 30 anos, mudou-se para o campeão alemão depois de passar toda a sua carreira no Tottenham, onde marcou 280 golos em 435 jogos sem ganhar nenhum troféu.

"Queria estar a jogar ao mais alto nível, a lutar por títulos todos os anos", disse Kane aos jornalistas.

O capitão da seleção inglesa deve ter seu desejo atendido em Munique, já que o Bayern tem conquistado pelo menos um troféu por temporada há mais de uma década. O estilo de jogo de Kane também deve agradar ao Bayern, que ficou sem um avançado de alto nível na última temporada, após a saída de Robert Lewandowski.

Julian Brandt (Borussia Dortmund)

Na última temporada, o médio do Dortmund, Julian Brandt, finalmente deu que falar no maior palco do futebol mundial.

Brandt foi a faísca criativa que levou o Dortmund a vencer 10 jogos seguidos no início de 2023 e a voltar à corrida pelo título.

O jogador de 27 anos ganhou dois prémios consecutivos de melhor jogador do mês da Bundesliga antes de lesionar-se na derrota do Dortmund frente ao Chelsea (2-0) em Londres, após o que a equipa alemã lutou pela consistência.

Com a saída de Jude Bellingham e Raphael Guerreiro no verão, a criatividade de Brandt será crucial para o Dortmund tentar acabar com o domínio do Bayern na Bundesliga.

Dani Olmo (RB Leipzig)

Embora o RB Leipzig tenha perdido vários astros no verão, como Christopher Nkunku, Konrad Laimer, Josko Gvardiol e Dominik Szoboszlai, a permanência de Dani Olmo já rendeu dividendos.

O Leipzig prorrogou o contrato de Olmo em junho até 2027 e o médio espanhol retribuiu o favoritismo no primeiro jogo da temporada, marcando três golos na vitória do RB sobre o Bayern de Munique (3-0) na Supertaça da Alemanha.

O Leipzig tem feito contratações de peso, mas manter o sempre impressionante Olmo na Red Bull Arena ajudará na busca pelo primeiro título alemão nesta temporada.

Granit Xhaka (Bayer Leverkusen)

Ex-capitão do Arsenal, Granit Xhaka voltou à Bundesliga após sete anos no norte de Londres, assinando com o Bayer Leverkusen.

O médio de 30 anos traz uma liderança bem-vinda à jovem equipa de Alonso, depois de ter levado a Suíça à fase a eliminar no Euro 2020 e ao Campeonato do Mundo de 2022 no Qatar.

Na época passada, o Leverkusen chegou às meias-finais da Liga Europa e, sob o comando inspirado de Alonso, conseguiu chegar aos quatro primeiros lugares.

Com duas Taças de Inglaterra conquistadas no Arsenal, Xhaka pode até ajudar o Leverkusen a quebrar a sua longa seca de troféus, ajudando-o a livrar-se de uma vez por todas da alcunha de "Neverkusen".

David Datro Fofana (Union Berlin)

Uma das novidades mais interessantes da Bundesliga nesta temporada é o atacante David Datro Fofana, do Union Berlin, que chegou por empréstimo do Chelsea.

Ele marcou 24 golos em 65 partidas com o Molde, levando o clube à glória na Taça da Noruega, antes de se transferir para o Chelsea em janeiro.

Embora o Union tenha sofrido o menor número de golos da Bundesliga na última temporada, o clube dependia muito do desempenho de Sheraldo Becker no ataque, o que torna Fofana uma opção útil para os estreantes na Liga dos Campeões.

O avançado estreou-se na seleção da Costa do Marfim com apenas 16 anos.