Apesar de o bem-sucedido treinador espanhol continuar a marcar o ritmo dos farmacêuticos no final da época, os dirigentes estão a trabalhar nos bastidores para preparar a sua saída. O técnico já teria identificado um possível sucessor.
Erik ten Hag (55 anos), que já foi treinador da equipa de reservas do Bayern de Munique, do Ajax e, mais recentemente - com menos sucesso - do Manchester United, é o nome mais forte. De acordo com a Kicker, a direção do clube de futebol "não só se decidiu pelo neerlandês", como também está "pelo menos muito adiantada nas conversações com ele, se é que já não está de acordo". Os sinais são cada vez mais fortes.

A transferência para Madrid ainda não está concluída
O "dominó" Alonso sobe e desce com os desenvolvimentos em Espanha. Quase todos os dias surgem novas notícias sobre Carlo Ancelotti. O treinador do Real Madrid vai-se embora? Se sim, para onde? E quando? Para o Brasil - ou não?
Apesar da situação opaca, há muitos indícios de que Alonso seguirá os passos de Ancelotti no Real Madrid no verão. Provavelmente, o Leverkusen também já está a pensar nisso.
Alonso (contrato até 2026), pelo menos publicamente, não fala sobre o seu futuro. Mas é evidente que, se o treinador de 43 anos quisesse ficar no Leverkusen, já poderia ter assumido o compromisso há muito tempo. Alonso está em um dilema, mas os dirigentes do Bayer aumentaram a pressão recentemente. "Não há dúvida de que a clareza seria boa para todos", enfatizou o diretor de desportos Simon Rolfes. O seu trabalho é "preparar-se para muitas eventualidades".
Fàbregas também é candidato?
De acordo com a Kicker, a questão do treinador também está "praticamente resolvida". A Sky, por outro lado, informa que houve conversações com Ten Hag, mas que outros treinadores ainda estão na lista ao lado dele. O nome de Cesc Fàbregas também foi equacionado.
Seja como for, os responsáveis do Leverkusen estão a tentar assegurar uma transição sem sobressaltos, caso o pior aconteça. Não seria a primeira vez que o antigo e o novo técnico do Bayer teriam a oportunidade de se cumprimentar. Em 2022, o clube de Leverkusen anunciou a saída de Gerardo Seoane e a contratação de Xabi Alonso ao mesmo tempo. E agora?