Numa entrevista ao tabloide alemão Bild, publicada esta sexta-feira, o CEO do Bayern, Jan-Christian Dreesen, disse que o clube queria um "esclarecimento completo dos acontecimentos", acusando a Canada Soccer de "negligência grosseira" e dizendo "reservamo-nos o direito de tomar medidas legais".
Jonathan Davies, o capitão do Canadá, saiu lesionado aos 12 minutos do jogo do terceiro lugar da Liga das Nações da CONCACAF com os Estados Unidos, no domingo, que os canadianos venceram por 2-1.
Inicialmente, a Canada Soccer deu ao jogador de 24 anos a autorização para jogar, mas um exame em Munique revelou que Davies havia rompido o ligamento cruzado anterior, deixando o jogador de fora por pelo menos seis meses.
"Enviar um jogador obviamente lesionado com um joelho danificado para um voo intercontinental de doze horas sem uma avaliação médica completa é, na nossa opinião, uma negligência grosseira e uma clara violação do dever de cuidado médico", disse Dreesen, afirmando que o jogo tinha "pouco significado desportivo".
"Phonzy (Davies) não tem culpa, ele é o capitão e quer assumir a responsabilidade... O Canadá, como país anfitrião do Campeonato do Mundo de 2026, já está qualificado, não se pode correr riscos com um jogador como ele", acrescentou.
Numa conferência de imprensa esta sexta-feira, o diretor desportivo do Bayern, Christoph Freund, visivelmente frustrado, disse aos jornalistas que a decisão da Canada Soccer foi "limítrofe e negligente", acrescentando que "a forma como as coisas se passaram foi incorreta".
"Nós somos os empregadores e também pagamos aos jogadores, por isso vamos investigar", revelou.
O Bayern, que atualmente não conta com o capitão e guarda-redes Manuel Neuer, também perdeu o defesa-central Upamecano devido a uma lesão prolongada na perna durante a pausa internacional.
O Bayern confirmou a lesão de Upamecano esta semana e a imprensa alemã sugeriu que o jogador poderá ficar de fora até ao final da época.
O Bayern tem seis pontos de vantagem sobre o atual campeão Bayer Leverkusen no campeonato e defronta o St. Pauli em casa no domingo.
Na Liga dos Campeões, o Bayern enfrenta o Inter de Milão nos quartos de final, com a final desta época a ter lugar em Munique.