Mais

Bayern entra no novo ano com interrogações e ambição de chegar "à final da Liga dos Campeões"

Vincent Kompany quer levar o Bayern à final da Liga dos Campeões na Allianz Arena
Vincent Kompany quer levar o Bayern à final da Liga dos Campeões na Allianz ArenaSVEN HOPPE/dpa Picture-Alliance via AFP
Max Eberl parece estar bem descansado antes do início da segunda metade da temporada. Passou o período de Natal e Ano Novo "relaxado", disse à agência noticiosa alemã SID antes do início dos treinos do Bayern, na quinta-feira. Mas o diretor desportivo do clube de Munique não estava propriamente parado.

O tempo está a passar. Nas próximas semanas, o Rekordmeister terá de estabelecer alguns marcos importantes e esclarecer o futuro de uma série de estrelas, incluindo Jamal Musiala, Joshua Kimmich, Alphonso Davies, Leroy Sané, Thomas Müller e Manuel Neuer.

Max Eberl e o diretor desportivo Christoph Freund "já fizeram muitos trabalhos preparatórios. Mas agora a discussão sobre a possibilidade de uma nova reunião está a entrar na fase decisiva". Antes da paragem, Eberl tinha manifestado a esperança de que "os jogadores pudessem descansar durante as férias".

Muito ainda é possível, mas as negociações estão a entrar na sua fase final. Musiala, cujo contrato expira em 2026, deu, no entanto, os primeiros sinais positivos.

O capitão da seleção nacional, Kimmich, também ainda deve continuar, embora pudesse deixar o clube de Munique a custo zero este verão. Para além disso, os contratos do capitão Neuer, que está prestes a ser prolongado, do seu substituto Sven Ulreich, de Müller, Sané, Davies e Eric Dier expiram no final da época.

Nas negociações com os jogadores, o que está em causa é a "confiança", afirmou recentemente Eberl.

"É isso que tentamos dar-lhes todos os dias. Não podemos prometer títulos, mas podemos criar as melhores circunstâncias para ganhar títulos".

O calendário do Bayern
O calendário do BayernFlashscore

O treinador Vincent Kompany também quer criar essas circunstâncias para alcançar os objetivos do clube, onde se inclui, claro, a reconquista da Bundesliga, além da chegada à final da Liga dos Campeões2.

"(O Bayernainda tem a ambição de ganhar o campeonato. Além disso, no final da temporada, temos algo especial reservado para nós: a final da Liga dos Campeões aqui em Munique. Vamos dar tudo de nós, mas vamos dar um passo de cada vez".

Depois de apenas 11 dias de descanso, o primeiro passo foi dado na quinta-feira à tarde, com uma sessão na Säbener Straße. O que se segue é um calendário louco: o pontapé de saída a 11 de janeiro com o Borussia Mönchengladbach será seguido de cinco outros jogos em apenas 18 dias, incluindo dois na Liga dos Campeões, contra o Feyenoord e contra o Slovan Bratislava.