Manuel Neuer está a pensar em grande. Primeiro, o regresso, possivelmente no jogo do Bayern contra o RB Leipzig, no sábado (14:30), depois o Campeonato do Mundo de Clubes. Mas, se o "eterno" Manu voltar a brilhar na nova temporada, irá fazê-lo como um jogador que divide as tarefas, atrás de uma defesa novamente modificada.
Mudança na defesa é necessária
Enquanto o Bayern Munique trabalha febrilmente na esperada transferência do rei Florian Wirtz, a defesa enfrenta a próxima reviravolta. O capitão Neuer está a desaparecer lentamente, enquanto o seu substituto, Jonas Urbig, deverá ter um número de jogos superior a dois dígitos na próxima época. "Acho que ele é muito bom", disse Neuer sobre o seu herdeiro.
No entanto, ainda não se sabe quais serão os defesas que Neuer e Urbig comandarão no futuro. Alphonso Davies ficará de fora por mais tempo depois de romper o ligamento cruzado, Eric Dier está prestes a transferir-se para o Monaco, Min-Jae Kim e, mais ainda, Sacha Boey são considerados candidatos à venda - embora o sul-coreano tenha enfatizado: "Não há razão para eu sair. Espero que eu possa ficar".
Mas apesar de todo o sonho do pé mágico de Wirtz, a dolorosa derrota nos quartos de final da Liga dos Campeões contra o Inter de Milão provavelmente fez o Bayern perceber que precisa de uma defesa mais sólida. Thomas Müller não foi o único a maravilhar-se com os "búfalos" que defendem o campeão italiano.
A defesa como uma "cova de um milhão"
Há anos que o Munique tenta desesperadamente reunir um rebanho semelhante. Há muito que a defesa é vista como uma "cova de um milhão de euros", na qual "uma enorme parte da lendária taxa fixa foi afundada", como o Süddeutsche Zeitung recentemente ironizou.
Desde a temporada 2019/20, com a saída das estrelas do ataque Arjen Robben e Franck Ribéry, bem como de um certo Mats Hummels, Rafinha e do atual capitão do Bremen, Marco Friedl, de Munique, o clube trouxe nada menos que 16 defesas. Foram pagos incríveis 328 milhões de euros nas transferências de Kim, Dayot Upamecano, Matthijs de Ligt, Lucas Hernández, Benjamin Pavard, Boey e, mais recentemente, Hiroki Ito.
Além disso, outros jogadores foram dispensados ou emprestados, sendo que apenas Dier e Raphael Guerreiro estiveram perto de corresponder às expectativas: Noussair Mazraoui, Daley Blind, João Cancelo, Omar Richards, Bouna Sarr, Tanguy Nianzou, Álvaro Odriozola - muitos destes nomes os adeptos já nem se lembram.
Muitos rumores sobre potenciais contratações
Além disso, especialistas talentosos como Pavard, que finalmente pode jogar como defesa no Inter, ou o merecedor David Alaba (Real Madrid) foram afastados, este último até mesmo numa transferência a custo zero. O Bayern não dispõe atualmente de um verdadeiro defesa-central, em parte devido às lesões de Upamecano e Kim.
Dean Huijsen, internacional espanhol do Bournemouth, e o japonês Ko Itakura, do Gladbach, que também está a ser cortejado pelo Dortmund, são rumores de chegada. O internacional do Leverkusen, Jonathan Tah, cuja transferência para Munique fracassou no verão passado, e que muitos já vêem no Barcelona, também está a ser estudado.
Em todo o caso, Manuel Neuer pode esperar ver caras novas - mais uma vez.