Boniface sofreu a lesão no músculo da coxa em novembro, depois de ter regressado da seleção da Nigéria. Antes da lesão, o avançado havia marcado oito golos em 15 jogos em todas as competições pelo Leverkusen nesta temporada.
Na temporada passada, ele marcou 14 golos em 23 jogos na Bundesliga, sendo o melhor marcador da equipa e desempenhando um papel fundamental na conquista do primeiro título da Bundesliga.
O defesa Jeanuel Belocian continua afastado depois de ter rompido o ligamento cruzado anterior no mês passado, enquanto o avançado Amine Adli ainda está a recuperar de uma fratura e não vai estar presente no jogo com o Mainz.
"Adli só poderá voltar à equipa no final de janeiro, mas Boniface poderá regressar na próxima semana. Ele ainda precisa de muito tempo para treinar", disse Alonso aos jornalistas na segunda-feira.

O talismã Florian Wirtz, que ficou de fora da equipa titular e jogou cerca de 25 minutos na vitória do Leverkusen por 3-2 sobre o Borussia Dortmund na semana passada devido a um problema interno, será titular contra o Mainz, confirmou Alonso.
A série de seis vitórias consecutivas levou o Leverkusen ao segundo lugar na classificação do campeonato, com 35 pontos, quatro a menos que o líder Bayern de Munique. A equipa de Alonso terá de pôr à prova a sua boa forma, uma vez que tem pela frente cinco jogos em 15 dias.
O Leverkusen recomeça a sua campanha na Liga dos Campeões a 21 de janeiro, frente ao Atlético de Madrid, e Alonso disse que a sua equipa está ansiosa por isso.
"Às vezes é bom não ter muito tempo e continuar a jogar", acrescentou Alonso. "Se não dermos 100% em campo amanhã contra o Mainz, vamos enfrentar problemas (pela frente)."
O quinto classificado Mainz também está em boa fase, vindo de uma sequência de três vitórias, incluindo uma vitória por 2-1 sobre o Bayern em meados de dezembro, que deu aos bávaros sua primeira derrota na liga.
"Eles estão em grande forma. Jogam com a bola de forma ousada e com muita energia. Eles têm um excelente senso de quando pressionar alto e quando se esconder", disse Alonso.
Depois do Mainz, o Leverkusen recebe o Borussia Monchengladbach na Bundesliga no sábado.