Mais

Borussia Dortmund com resultados financeiros históricos

Hans-Joachim Watzke está de saída do Dortmund
Hans-Joachim Watzke está de saída do DortmundČTK / DPA / Bernd Thissen

O Borussia Dortmund gerou a maior receita da sua história no exercício financeiro de 2024/25. Estas aumentaram 16,9 milhões de euros, ou 3,3 por cento, em termos homólogos, para 526 milhões de euros. Devido à redução das receitas de transferências, o lucro ascendeu a 6,5 milhões de euros após impostos (ano anterior: 44,3 milhões de euros devido à venda de Jude Bellingham ao Real Madrid). Este valor foi anunciado pelo diretor do BVB, Hans-Joachim Watzke, na conferência de imprensa anual, na sexta-feira.

Watzke, que está a deixar o cargo de presidente do conselho de administração e a candidatar-se à presidência, olhou para trás com orgulho. "Esta é a minha 21.ª e última conferência de imprensa sobre o balanço. Nessa altura, tínhamos um volume de negócios de 75 milhões de euros e um prejuízo de 54 milhões de euros", afirmou.

Com a venda de Niclas Füllkrug (West Ham United) e Donyell Malen (Aston Villa) por um total de cerca de 50 milhões de euros, o negócio das transferências"não foi tão excecional desta vez", sublinhou Watzke.

Nesta rubrica, as receitas diminuíram 60 milhões de euros. As receitas publicitárias e televisivas registaram um aumento de 28 milhões de euros.

Watzke também avaliou mais uma vez a turbulenta temporada em termos desportivos. "No final, ainda foi muito conciliatório na Bundesliga", disse, acrescentando que o BVB ainda conseguiu chegar à Liga dos Campeões com um surto final sob o comando do técnico Niko Kovac. "A nível internacional, foi decente, com os quartos de final da Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes. Ganhámos uma nota de dois".