Mais

Bundesliga 2025/26: Os estádios dos 18 clubes

A Bundesliga promete espetáculo nas bancadas
A Bundesliga promete espetáculo nas bancadasCHRISTIAN CHARISIUS / dpa Picture-Alliance via AFP

Os adeptos de futebol podem esperar uma Bundesliga 2025/26 emocionante. Não só devido ao regresso dos clubes tradicionais, mas também devido aos estádios que, semana após semana, vão deixar os adeptos arrepiados. Espera-se também uma assistência média superior a 40.000 espectadores devido à tradição dos clubes promovidos, o que faz da primeira divisão alemã um verdadeiro íman para os adeptos. Apresentamos os locais de jogo dos 18 clubes da Bundesliga.

Allianz Arena (Bayern)

A Allianz Arena é a casa do FC Bayern desde 2005 e, com os seus 75 000 lugares, é considerada uma das arenas mais modernas da Europa. Utilizada apenas pelo clube de Munique desde 2017, a sua bancada vermelha e branca é inconfundivelmente feita à medida dos campeões de sempre. Desde 2007, não há um jogo da Bundesliga que não tenha sido esgotado. Será que precisamos de mais provas da atração do clube?

O estádio é também uma referência internacional: para além dos jogos do Campeonato do Mundo e do Campeonato da Europa, acolheu duas grandes finais em 2025: a Liga das Nações da UEFA e a Liga dos Campeões. A Allianz Arena cimentou assim finalmente o seu estatuto de templo do futebol europeu.

BayArena (Bayer Leverkusen)

O BayArena, inaugurado em 1958, é um dos estádios mais tradicionais da Bundesliga. Com 30.000 lugares, oferece um ambiente intimista e atmosférico. Particularmente espetacular: o hotel integrado, onde os hóspedes se podem sentar mesmo à beira do campo.

Apesar de não ter recebido um jogo do Campeonato do Mundo em 2006, o BayArena fez história a nível internacional - por exemplo, com jogos contra o Real Madrid e o Barcelona. Também já recebeu jogos do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino e é considerado um estádio de referência com o seu relvado premiado.

Deutsche Bank Park (Eintracht Frankfurt)

O Deutsche Bank Park, mais conhecido por Waldstadion, transformou-se nos últimos anos numa verdadeira fortaleza para o Eintracht Frankfurt. Em 2005, foi construída uma arena de última geração sobre as fundações do estádio, inaugurado em 1925 e com capacidade para 48 000 adeptos.

O estádio acolheu numerosos eventos importantes: desde o Campeonato do Mundo de 1974 até ao Campeonato do Mundo Feminino de 2011 e ao Campeonato Europeu de 2024. A época 2021/22 da Liga Europa, em que os adeptos e o estádio levaram o SGE ao título em Sevilha, continua a ser particularmente lendária.

Signal Iduna Park (Borussia Dortmund)

O Signal Iduna Park é o maior estádio da Alemanha e tem capacidade para 81 365 adeptos. A "Muralha Amarela" é particularmente famosa. A bancada sul, com mais de 24.000 lugares de pé, cria uma atmosfera única, mesmo para os padrões da Bundesliga. Inaugurado em 1974, o estádio é, desde há muito, um centro de culto do futebol mundial.

Desde o Campeonato do Mundo de 2006 até ao Campeonato da Europa de 2024, Dortmund foi palco de grandes torneios. Mas a Bundesliga continua a ser a peça central: os jogos em casa do BVB são um espetáculo que assume caraterísticas quase religiosas para muitos adeptos.

Estádio Europa-Park (Friburgo)

O Estádio Europa-Park é a nova casa do Friburgo desde 2021. Com capacidade para 34 700 espectadores, representa um enorme salto em relação ao antigo Dreisamstadion.

Os padrões de sustentabilidade são particularmente notáveis: autossuficiência energética, estações de carregamento eletrónico e 3.700 lugares de estacionamento para bicicletas fazem da arena um dos estádios mais amigos do ambiente do mundo.

Mewa Arena (Mainz 05)

O Mainz 05 joga na Mewa Arena desde 2011 e, este ano, poderá mesmo vir a jogar na Liga Conferência, depois de ter conseguido o play-off de qualificação. Com 33.000 lugares, substituiu o antigo Estádio Bruchweg e é um dos estádios mais modernos do país.

A Alemanha já disputou duas partidas internacionais no local, ambas vencidas, o que dá a Mainz um recorde imaculado como sede da seleção.

Red Bull Arena (RB Leipzig)

A Red Bull Arena, que foi transformada a partir do antigo estádio central, é o estádio mais moderno do leste da Alemanha desde 2004. Tem capacidade para 47 800 espectadores e é a casa do RB Leipzig desde 2010.

Grandes torneios, como o Campeonato do Mundo de 2006 e o Campeonato da Europa de 2024, tornaram Leipzig famosa na cena futebolística internacional. Particularmente curioso: uma porta do balneário danificada ainda comemora Zidane, que a chutou depois de ser expulso em 2006.

Estádio Weser (Werder Bremen)

O Estádio Weser tem uma localização pitoresca nas margens do rio - único na Bundesliga. Após uma extensa modernização, dispõe de 42 100 lugares sentados e apresenta uma sustentabilidade impressionante: o telhado está equipado com painéis solares.

A localização especial faz com que seja o único recinto na Alemanha que permite aos adeptos deslocarem-se ao estádio de barco. O Estádio Weser combina tradição, modernidade e consciência ambiental.

Arena MHP (Estugarda)

A arena de Estugarda foi inaugurada em 1933 e, desde então, foi modernizada várias vezes. Atualmente, tem capacidade para mais de 60 000 espectadores e é um verdadeiro ponto de encontro do futebol, com lugares em pé para cerca de 11 000 espectadores. Cinco jogos do Campeonato da Europa de 2024 - incluindo a dramática eliminação da Alemanha nos quartos de final contra a Espanha - tiveram lugar aqui.

Originalmente um estádio multifuncional, o MHP Arena dedica-se exclusivamente ao futebol desde 2008. A história remonta ao primeiro jogo internacional após a Segunda Guerra Mundial. Um lugar que respira a história do futebol alemão como nenhum outro.

Borussia Park (Borussia Mönchengladbach)

O Borussia Park é a casa da equipa do Gladbach desde 2004. Com 54 000 lugares sentados e infra-estruturas de ponta, substituiu o lendário, mas muito degradado, Bökelberg. Os adeptos criam uma atmosfera ensurdecedora, especialmente na curva norte.

Para além da sua função de arena da Bundesliga, o Borussia Park é também uma obra de arte arquitetónica: moderno, compacto e com um sistema de iluminação que exibe de forma impressionante as cores do clube.

Volkswagen Arena (Wolfsburgo)

A Volkswagen Arena foi inaugurada em 2002 e tem capacidade para 30.000 espectadores. Os camarotes com salas de massagem e piscina de revitalização são particularmente confortáveis.

O Wolfsburg também foi pioneiro no que diz respeito à tecnologia: o 5G foi testado aqui pela primeira vez num estádio da Bundesliga. Os projectores sustentáveis e o relvado híbrido completam o quadro.

WWK Arena (Augsburgo)

O WWK Arena, inaugurado em 2009, foi o primeiro estádio neutro em termos de CO2 no mundo. Graças à energia geotérmica, a arena poupa enormes quantidades de emissões todos os anos.

As bancadas íngremes criam uma atmosfera compacta e atmosférica. O jornal "FAZ" chamou ao estádio o "Anfield da B17" com uma pequena piscadela de olho. Com o novo treinador, Sandro Wagner, o FCA pretende agora subir ainda mais alto em termos desportivos.

Stadion an der Alten Försterei (Union Berlin)

O Alte Försterei pertence ao Union Berlin como o currywurst pertence à capital. Sede do clube desde 1920, oferece atualmente 22 000 lugares (a maior parte dos quais em pé). Nos próximos anos, a capacidade deverá ser aumentada para mais de 30.000 lugares, de modo a que o clube deixe de ter de se deslocar aos seus mal-amados rivais em caso de novas aventuras europeias.

O estádio vive do empenho dos adeptos: cerca de 2.000 ajudaram na ampliação em 2009. Todos os anos, no Natal, torna-se o ponto de encontro de cerca de 30 000 pessoas para o tradicional cântico de Natal.

Estádio Millerntor (St. Pauli)

O Millerntor é um estádio de culto - no centro de Hamburgo, junto à mundialmente famosa catedral e cheio de ambiente. No seu interior cabem 29.546 adeptos, mais de metade dos quais apenas em pé.

Para além do futebol, o estádio é também conhecido pela sua diversidade gastronómica: em 2010, foi distinguido pela PETA como o estádio mais amigo dos animais. Outra caraterística única é o mini comboio que leva lanches aos adeptos.

Arena PreZero (Hoffenheim)

A PreZero Arena é a casa do TSG Hoffenheim desde 2009. Com células solares no telhado e projectos inovadores de reciclagem, é pioneira em sustentabilidade.

Em 2023, tornou-se o primeiro estádio da Europa a ser completamente "zero resíduos" - mais de 91% de todos os materiais são reutilizados. O Hoffenheim está assim a estabelecer novos padrões.

Voith Arena (Heidenheim)

Com 15.000 lugares, a Voith Arena é o estádio mais pequeno da Bundesliga - e também o mais alto. Com mais de 550 metros de altura, o estádio do Heidenheim, clube da Bundesliga, está situado no Schlossberg.

A proximidade do relvado cria uma atmosfera especial, que até o Chelsea pôde experimentar no ano passado na sua histórica campanha na Liga Conferência.

RheinEnergieStadion (Colónia)

O RheinEnergieStadion, modernizado em 2004, oferece espaço para 50.000 espectadores. As quatro torres iluminadas nos cantos do estádio são particularmente impressionantes. Foi o palco dos Campeonatos do Mundo e da Europa de 2006 e 2024.

A proximidade do relvado faz do estádio de Müngersdorf uma fortaleza. Com o regresso do Colónia à Bundesliga, são esperados novamente recordes de público - à semelhança da segunda divisão, onde o Colónia atraiu recentemente uma média de quase 50.000 adeptos.

Volksparkstadion (Hamburgo)

O HSV está de volta à Bundesliga e, com ele, o tradicional Volksparkstadion. Inaugurado em 1963, o estádio foi totalmente reconstruído em 2000. Atualmente, tem capacidade para 57.000 espectadores e é considerado um dos estádios mais modernos da Alemanha.

Aqui realizaram-se cinco jogos do Campeonato do Mundo de 2006 e outros tantos do Campeonato da Europa de 2024. Também serve regularmente de palco para concertos e eventos desportivos, desde combates de boxe a jogos internacionais. A Bundesliga recuperou a sua luz do norte.