Mais

Bundesliga: Bayern perdeu série de vitórias, mas mantém confiança

Olise não conseguiu colocar o Bayern a vencer
Olise não conseguiu colocar o Bayern a vencerODD ANDERSEN / AFP

A super série do Bayern foi interrompida. Harry Kane e companhia não parecem incomodados com isso, em parte por causa da competição.

Quando a série impecável dos recordistas de títulos chegou ao fim, Harry Kane reagiu com um sorriso. " Não tem de ser uma coisa má, agora fala-se menos disso", disse o goleador do Bayern, calmamente, na Sky. O facto de a super série de 16 vitórias consecutivas em jogos competitivos ter sido quebrada pelo empate 2-2 no Union Berlin apenas provocou um sorriso cansado do guarda-redes Manuel Neuer - sobretudo por causa da competição.

"Não só conquistámos um ponto, como também mantivemos o nosso adversário à distância. Não se poderia imaginar isso depois do jogo", disse o guarda-redes, olhando para a tabela. Com o tropeço do RB Leipzig diante do Hoffenheim (1-3), o Bayern aumentou a vantagem na liderança para seis pontos. O Borussia Dortmund também não conseguiu aproveitar o primeiro deslize do conjunto de Munique diante do Hamburgo (1-1).

A deceção com a primeira mancha no seu histórico impecável foi, portanto, limitada. Até mesmo o recorde de dez vitórias na Bundesliga, que remonta à temporada 2015/16 sob o comando do técnico Pep Guardiola, não foi mais mencionado. "Isso não foi um obstáculo", enfatizou o diretor desportivo Christoph Freund. É claro que o Bayern quer ganhar todos os jogos, mas a forma como lutou pelo ponto significa que a equipa vai para casa "com um sentimento positivo".

O topo da Bundesliga
O topo da BundesligaFlashscore

Durante muito tempo, o Bayern esteve mesmo ameaçado de sofrer a sua primeira derrota na Bundesliga desde março, no Stadion An der Alten Försterei. O defesa do Union, Danilho Doekhi (27' e 83'), tinha colocado Munique à beira da derrota em duas ocasiões, graças, em parte, a um erro amargo de Neuer - foi preciso um golo de sonho de Luis Díaz (38) e um golo de Kane (90+3) no último minuto para evitar a derrota.

O Bayern tinha acabado de vencer o atual campeão Paris Saint-Germain de forma impressionante na Liga dos Campeões na terça-feira - o primeiro tropeção agora, de todas as coisas, no sombrio jogo da liga no Union? "Felizmente, tive três dias para preparar os jogadores e a imprensa exatamente para este jogo", disse o treinador Vincent Kompany e riu-se. Provavelmente, ele era "o único" que pensava que esse cenário era possível.

A falta de frescura depois do golpe da primeira divisão "não foi o problema", explicou Neuer: "Apenas não entrámos no nosso jogo. Isso acontece com as pessoas, acontece com os jogadores de futebol e também acontece com esta equipa".

Do ponto de vista do Munique, no entanto, isso não deve acontecer novamente. No dia 3 de dezembro, a equipa volta a defrontar os Ironers, em Köpenick, nos oitavos de final da Taça da Alemanha, que no sábado colocaram grandes problemas a Munique com a sua velocidade e espírito de luta.

A partida foi uma "preparação de primeira" para o próximo confronto, disse Neuer: "O que não queremos é ser eliminados e jogar a mesma partida". O Union já "manifestou o seu plano de jogo", disse o guarda-redes - "e sabemos o que esperar".