Mais

Bundesliga: Borussia Dortmund começa pré-temporada sem reforços

Niko Kovac, treinador do Borussia Dortmund
Niko Kovac, treinador do Borussia DortmundČTK / imago sportfotodienst / David Inderlied

Não, não houve surpresas de transferências a curto prazo, para admirar na manhã desta segunda-feira em Dortmund-Brackel. Quando Niko Kovac reuniu os jogadores do Borussia Dortmund à sua volta, no campo de treinos, pela primeira vez após as três semanas de férias de verão, viu em grande parte as mesmas caras de quem se despediu após o Mundial de Clubes. O Dortmund não anunciou nenhuma nova contratação desde que voltou dos Estados Unidos - e é improvável que haja muito mais por vir neste capítulo.

"Existe um plano claro e o nosso diretor desportivo, Sebastian Kehl, está neste momento a implementá-lo", garantiu Lars Ricken. Mas, ao mesmo tempo, o diretor desportivo sublinhou que "não nos vamos entusiasmar (...) apenas para mostrar às pessoas, a maioria das quais se queixa anonimamente nas redes sociais, que estamos ativos".

O plantel só será cuidadosamente reorganizado na atual janela de transferências. Ricken prometeu que "depois de 25 mudanças no plantel na pré-época, não haverá outra reorganização após a reorganização".

A equipa "precisa definitivamente de reforços seletivos. Mas não dez novamente. Nem oito. Nem seis". No entanto, "é bem possível que nos próximos dias e semanas aconteça alguma coisa em dois ou três sítios do lado do recrutamento".

Falta um extremo e um avançado

Após as saídas de Donyell Malen e Jamie Gittens, o Borussia Dortmund tem uma necessidade especial nas alas e na frente de ataque. No entanto, a criatividade é mais necessária do que nunca na luta pelos melhores talentos, o mercado é limitado - e cada vez mais sobreaquecido, como também reconhece Ricken. Isto não facilita o trabalho, "mas não temos de nos queixar. É esse o espírito dos tempos".

A campanha de recrutamento de Jobe Bellingham foi bem sucedida, com o irmão mais novo do antigo jogador do Dortmund e atual estrela do Real Madrid, Jude Bellingham, a decidir-se pelo Borussia Dortmund. Os participantes na Liga dos Campeões também contrataram Daniel Svensson a título definitivo, após o seu empréstimo, o brasileiro Yan Couto foi disponibilizado para compra e Patrick Drewes foi adicionado ao plantel de guarda-redes. E foi tudo. Até agora.

Sem ambições de título

Ricken assistiu ao início chuvoso do treino, ao qual o capitão Emre Can não compareceu devido a problemas no adutor, de camisola cinzenta e, tal como Kehl, mostrou-se decididamente descontraído na conversa com os representantes da comunicação social.

Está convencido de que pode começar a temporada com "otimismo e vento de popa", mesmo sem uma enxurrada de transferências. "Já fizemos as mudanças que os outros clubes estão a fazer atualmente", explicou.

No entanto, também está claro que, após uma temporada de montanha-russa, uma nova "tempestade dramática do futebol", como Ricken disse, deve ser evitada a todo custo e o clube deve definir o caminho para a primeira divisão desde o início. Certamente não terá como objetivo o campeonato, mas espera "um lugar entre os quatro primeiros", disse Ricken: "E não apenas na 34.ª jornada".