Mais

Bundesliga: Borussia Dortmund vence St. Pauli (0-2), RB Leipzig cai em casa com o Mainz (1-2)

Guirassy abriu caminho à vitória do Borussia Dortmund
Guirassy abriu caminho à vitória do Borussia DortmundSelim Sudheimer / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Borussia Dortmund continua em recuperação na tabela classificativa da Bundesliga e, este sábado, foi vencer a casa do St. Pauli, por 0-2, em jogo da 24.ª jornada, com golos de Guirassy e Adeyemi. Já o RB Leipzig voltou a perder, desta vez em casa, diante do Mainz, por 1-2.

St. Pauli 0-2 Borussia Dortmund

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Depois de ter feito quatro assistências na vitória por 6-0 sobre o Union Berlim na semana passada, o médio do Dortmund, Pascal Gross, tentou retomar o caminho do golo, fazendo um passe sublime com a parte externa do pé direito para encontrar a cabeça de Karim Adeyemi, que não conseguiu dar força ao primeiro remate à baliza do jogo. O St. Pauli estava desesperado para abrir o marcador, já que perdeu todos os 14 jogos do campeonato em que sofreu o primeiro golo na temporada. Com essa estatística preocupante em mente, os adeptos devem ter ficado animados quando um livre encontrou Hauke Wahl desmarcado na trave, mas o central mandou a bola para fora da baliza de Gregor Kobel.

Infelizmente para os anfitriões, o primeiro golo foi para os visitantes nos primeiros cinco minutos do segundo tempo. Autor de quatro golos no último fim de semana, o avançado Serhou Guirassy voltou a mostrar o seu instinto goleador ao rematar de primeira, depois de Adeyemi ter colocado uma bola rasteira na área de perigo. Adeyemi fez uma jogada individual mágica para dobrar a vantagem do Dortmund, pouco antes da marca dos 40 minutos. Driblou Philipp Treu e recebeu uma bola longa na frente, enganou Eric Smith, cortou para dentro e rematou com o pé direito para bater Nikola Vasilj.

Guirassy teve então um golo anulado por fora de jogo, mas isso pouco fez para diminuir o ânimo do Dortmund, que conseguiu a sua primeira vitória fora da liga sob o comando de Niko Kovač. Com o resultado, os visitantes, 10.º classificados, ficam a seis pontos dos quatro primeiros, enquanto o St. Pauli permanece na 15.ª posição, após a quarta derrota consecutiva sem marcar.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

RB Leipzig 1-2 Mainz

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Na temporada passada, 30 pontos separavam as duas equipes, mas apenas o saldo de golos mantinha o RB Leipzig abaixo do Mainz. Os Red Bulls não queriam que isso continuasse a ser verdade e começaram a partida de forma rápida. Ainda não estava decorrido um minuto de jogo quando os anfitriões se adiantaram no marcador, com Xavi Simons a rematar de primeira para o fundo das redes, depois de o remate inicial de Amadou Haidara ter sido sensacionalmente bloqueado a seis metros da baliza. Pouco depois, o maliano teve outra oportunidade para marcar, mas desta vez só conseguiu rematar para fora quando devia ter aumentado a vantagem.

No primeiro tempo, os visitantes passaram a maior parte do tempo a defender a baliza do Mainz. A meio da primeira parte, os visitantes deixaram cair a fasquia e quase foram castigados, mas o remate de Benjamin Šeško passou a escassos centímetros do alvo. O Mainz certamente só poderia melhorar após o intervalo, e isso provou ser verdade dentro de 10 minutos após o reinício, quando os visitantes empataram. Paul Nebel foi o autor do golo, ao chegar à linha de fundo e cortar a bola para Nadiem Amiri, que rematou para o fundo das redes. 

A partir daí, o Mainz passou a ter mais confiança e esteve perto de passar para a frente quando Lee Jae-sung cabeceou por pouco. O RB Leipzig não deu ouvidos ao aviso e logo se viu atrás do marcador, pela primeira vez na tarde, quando o autor do golo do empate, Amiri, voltou a participar da jogada, enviando a bola para Jonathan Burkardt, que girou na área e viu o seu remate de pé esquerdo entrar no canto oposto. Amiri estava a ser a pedra no sapato dos anfitriões e podia ter resolvido o jogo a 15 minutos do fim, mas o seu remate saiu por cima do poste. 

O jogo terminou de forma nervosa para os visitantes, mas defenderam de forma admirável para conquistar a terceira vitória consecutiva no Campeonato Alemão e abrir uma boa vantagem sobre um dos rivais. O RB Leipzig, por sua vez, tem agora muito trabalho pela frente para diminuir a distância para os quatro primeiros classificados, o que deixa o técnico Marco Rose ainda mais sob pressão.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados da 24.ª jornada:

Bochum 0-1 Hoffenheim

Heidenheim 0-3 Borussia Monchengladbach

Werder Bremen 1-2 Wolfsburgo