"Este silêncio estrondoso no estádio é uma das impressões que me marcaram profundamente", recorda Christian Seifert à kicker sobre o jogo no Borussia-Park. Depois disso, o diretor-geral da Liga Alemã de Futebol (DFL) foi procurado como gestor de crises até à sua partida no final de 2021: "Algumas coisas foram contra toda a lógica. Mas consegui bloquear isso relativamente depressa, porque teria simplesmente consumido demasiada energia".
Recorde o Borussia Mönchengladbach - Colónia
O tumulto tornou-se evidente apenas dois dias após o primeiro jogo fantasma. De manhã, foi anunciado que o campeonato só seria suspenso após a jornada seguinte - mas, à tarde, a 26.ª jornada já tinha sido cancelada.
As semanas seguintes foram caracterizadas por constantes novidades: Decisões políticas, receio de falência dos clubes, debates sobre a renúncia salarial dos profissionais e os auxílios estatais, criação do conceito de higiene. Em 7 de maio, a DFL anunciou que a época prosseguiria com jogos fantasma. Em 16 de maio, a liga de elite foi autorizada a recomeçar a jogar como a primeira liga da Europa. A decisão foi acolhida com grande respeito em todo o mundo - numerosas ligas em todo o mundo adotaram o conceito.
Ao longo dos meses, houve vários avanços e recuos na tentativa de trazer os espectadores de volta aos estádios. O olhar ansioso sobre as incidências, o rumo traçado em Berlim e os diferentes regulamentos nos estados federados determinaram a ação. O Bayern de Munique celebrou o "campeonato fantasma" a 27 de junho de 2020 e 250 espectadores assistiram à cerimónia de entrega do título, em maio de 2021.
Bayern vence a "corona premier league"
O que se seguiu foram novos marcos no caminho de regresso à normalidade. O jogo de abertura da época entre o Gladbach e o Bayern, a 13 de agosto de 2021, foi assistido por pouco menos de 23-000 espectadores. Os limites máximos permaneceram em vigor, mas depois as pessoas vacinadas e recuperadas foram autorizadas a entrar nos estádios sem restrições.
No início de abril de 2022, a maior parte das restrições foi levantada em todo o país e o último jogo da época teve lugar perante bancadas cheias.
Entretanto, o Bayern ganhou a Liga dos Campeões de 2020, no torneio final em Lisboa, o Campeonato Europeu pan-europeu com diferentes regulamentos nos países realizou-se com um ano de atraso em 2021 - e a DFL concedeu os direitos de transmissão. A queda de 100 milhões de euros nas receitas por época foi considerada um êxito, dadas as circunstâncias.
A liga sabia que o futebol profissional teria ido à falência sem a continuação dos jogos fantasma e dos pagamentos dos parceiros televisivos - o que se deveu principalmente à gestão grosseiramente negligente de numerosos clubes, que prometeram fazer melhor no futuro. O facto de uma indústria que vale milhares de milhões não ter constituído reservas para os tempos difíceis foi, no entanto, fortemente criticado por muitos quadrantes.
Para Seifert, mesmo em retrospetiva, isso era bom demais: "Era evidente que o futebol profissional estava a polarizar-se. Mas fiquei surpreendido com a dimensão da maldade que se abateu sobre ele."