Kwasniok dirigiu o Paderborn, da segunda divisão alemã, durante as últimas quatro épocas, tendo falhado por pouco a promoção na sua última campanha, quando terminou em quarto lugar, enquanto o Colónia venceu a segunda divisão.
"Ao longo de vários anos no Paderborn, demonstrou de forma impressionante que é capaz de desenvolver uma equipa, jogar um futebol atrativo e bem-sucedido e promover jovens jogadores a um nível superior", declarou o diretor desportivo do Colónia, Thomas Kessler, num comunicado do clube.
Gerhard Struber foi o treinador do Colónia na época passada até ser demitido, juntamente com o diretor desportivo Christian Keller, quando faltavam apenas dois jogos para o final do campeonato, depois de o clube ter caído para o segundo lugar e de a promoção automática estar em risco.
O Colónia nomeou Friedhelm Funkel até ao final da época, que venceu os dois últimos jogos e conquistou o primeiro lugar na sua terceira passagem pelo clube, mas optou agora por Kwasniok, cuja carreira de jogador na Alemanha foi interrompida por uma lesão.