Recorde as incidências da partida
O Leipzig justificou certamente o estatuto de “melhor dos restantes” no fim de semana passado, após golear o Eintracht Frankfurt por 6-0, mas algo semelhante sempre pareceu improvável, já que o seu domínio inicial da posse de bola pouco valeu. Na verdade, foram os anfitriões a criar o primeiro remate do jogo, quando Woo-yeong Jeong atirou por cima a cerca de 20 metros após levantar a bola sobre o central Willi Orbán, antes de o guarda-redes do Union, Frederik Rønnow, realizar a primeira defesa da noite, desviando de forma soberba o remate de Yan Diomande depois de uma incursão individual do costa-marfinense.

Rønnow voltaria a ser chamado a intervir no canto que se seguiu, mostrando reflexos rápidos ao travar o potente cabeceamento de Christoph Baumgartner. A última oportunidade da primeira parte acabou por cair para Janik Haberer, do Union, que desviou ao lado, de forma algo trapalhona, um cruzamento de Derrick Köhn, embora se possa argumentar que perdeu a noção da trajetória da bola devido aos jogadores à sua frente. Na verdade, alguns adeptos terão achado o nevoeiro que envolvia o Stadion An der Alten Försterei tão cativante quanto o futebol jogado.
Mas a segunda parte contou uma história diferente, com o nevoeiro a dissipar-se a tempo de os adeptos do Union verem com toda a clareza o golo inaugural aos 57 minutos. O lateral-direito do Leipzig, Kosta Nedeljković, foi desarmado por Aljoscha Kemlein, antes de a bola ser trabalhada para o lado direito e chegar a Oliver Burke, que criou espaço, colocou a bola no pé esquerdo e atirou de forma certeira para o canto superior direito de Péter Gulácsi, sem qualquer hipótese para o guarda-redes húngaro.
O momento foi especialmente saboroso para o escocês, que defrontava o seu antigo clube, mas o Leipzig empatou muito rapidamente. O culpado foi Christopher Trimmel, que perdeu a bola de forma displicente, permitindo que Conrad Harder encontrasse o recém-entrado Tidiam Gomis, jovem adolescente que rematou com categoria para o seu primeiro golo pelo clube.
Diomande esteve depois perto de completar a reviravolta, mas foi travado de forma exemplar por Köhn, antes de o Union recuperar dramaticamente a vantagem: Trimmel redimiu-se com um cruzamento preciso que encontrou o desmarcado Ilyas Ansah, que cabeceou com convicção.
O Union preparava-se para uma resposta feroz do Leipzig, dada a sua capacidade ofensiva, mas a equipa de Ole Werner mostrou-se frágil na fase final e acabou castigada já perto do fim, quando Tim Skarke rematou com força para selar uma vitória caseira memorável. O Leipzig venceu apenas três dos seus oito jogos fora nesta temporada da Bundesliga e arrisca agora ser ultrapassado pelo Borussia Dortmund ainda este fim de semana, enquanto o Union, liderado pelo jovem defesa Leopold Querfeld, sobe ao oitavo lugar.

