Mais

Bundesliga: Estugarda perde com St. Pauli (0-1), Werder Bremen vence Union Berlim (4-1)

Eggestein marcou o golo da vitória do St. Pauli
Eggestein marcou o golo da vitória do St. PauliALEXANDER HASSENSTEIN / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O St. Pauli, de Alexander Blessin, conquistou a primeira vitória no confronto direto com o Estugarda desde 1996, vencendo por 1-0 no MHPArena e ficando a quatro pontos da zona de despromoção da Bundesliga. Já o Weder Bremen, com dois golos de Marco Grüll na primeira parte, alcançou a quarta vitória consecutiva - a mais longa série de vitórias em competições desde 2021/22 - ao vencer o Union Berlim, com Diogo Leite a titular, por 4-1.

Estugarda 0-1 St. Pauli

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Estugarda, que tem aspirações de voltar a disputar os lugares europeus esta época, foi travado na primeira parte pelos visitantes, que lutam no outro extremo da tabela. A equipa da casa não conseguiu impor-se e, após uma bola a saltar dentro da grande área, Johannes Eggestein mandou a bola para o fundo das redes, fazendo o 1-0 aos 21 minutos.

A desvantagem dos suábios ao intervalo era particularmente frustrante, considerando que tiveram 12 tentativas sem sucesso no primeiro tempo, mas as coisas quase ficaram ainda piores quando o St. Pauli ganhou um penálti no início da segunda parte. No entanto, para alívio dos adeptos, Alexander Nübel defendeu a cobrança de Eggestein e manteve a diferença em 0-1.

O Estugarda reagiu ao susto, mas as ocasiões continuaram a aparecer: Yannik Keitel arriscou dos 20 metros, mas errou o alvo, enquanto Nick Woltemade viu um remate à queima-roupa ser defendido pelo guarda-redes Nikola Vasilj. 

Mas era no lado oposto que o segundo golo parecia mais provável, com Dapo Afolayan a estar perto em três ocasiões. Primeiro, com um remate especulativo, e depois com o poste e, mais tarde, com Nübel. O Estugarda tinha marcado mais de dois golos em cada um dos seus quatro jogos anteriores no campeonato, mas parecia sem ideias à medida que o jogo se esvaziava. Com o resultado, os anfitriões perdem a chance de entrar na zona de qualificação, enquanto o St. Pauli ultrapassa o Hoffenheim na tentativa de evitar a queda de divisão.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Werder Bremen 4-1 Union Berlim

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A confiança do Werder Bremen estava em alta, depois de uma série de três vitórias consecutivas, e o clube das Ilhas do Rio não perdeu tempo e abriu o marcador aos 13 minutos. Romano Schmid foi o autor do golo, ao encontrar Marco Grüll dentro da área, que subiu mais alto e cabeceou para o fundo das redes.

De repente, Grüll reencontrou o seu toque de goleador e, apesar de não marcar há mais de dois meses, o austríaco fez o seu segundo golo da partida apenas quatro minutos mais tarde, rematando de primeira, após passe de Derrick Köhn, para o fundo das redes, sem que Alexander Schwolow conseguisse fazer nada.

Apesar de o Werder Bremen ter tido o controlo total durante os primeiros 20 minutos, foi logo humilhado ao sofrer o seu primeiro golo em três jogos. Uma jogada de velocidade do Union Berlim, que passou pela defesa dos anfitriões, e András Schäfer finalizou com precisão o cruzamento de Tom Rothe, dando aos Iron Ones apenas o quinto golo no primeiro tempo da Bundesliga esta temporada. No entanto, o Werder Bremen, que dominava a partida, voltou a abrir dois golos de vantagem pouco antes do intervalo, depois de Köhn correr pela ala esquerda e cruzar rasteiro para Mitchell Weiser converter. 

O Union, com Diogo Leite no onze inicial, ia precisar de um esforço monumental para recuperar a vantagem, especialmente tendo em conta que não conseguiu marcar três ou mais golos esta época. No entanto, Benedict Hollerbach quase marcou um golo momentos depois do recomeço, rematando por cima do poste após uma corrida em direção à área do Werder Bremen.

No segundo tempo, os comandados de Ole Werner pareciam satisfeitos com a pressão do Union, mas a abordagem defensiva quase saiu pela culatra quando o remate de Leopold Querfeld de 20 metros obrigou Michael Zetterer a entrar em ação. O Werder Bremen aproveitou a vantagem e Marvin Ducksch fez o passe para Jens Stage marcar um golaço. 

O início rápido do Werder Bremen, graças ao faro de golo de Grüll, deu à equipa a oportunidade de ampliar a série de vitórias, o que levou o clube a subir para o grupo dos seis melhores da Bundesliga.

Apesar de ter mostrado alguns indícios de que poderia ter conseguido uma reviravolta com o golo de Weiser, o Union teve dificuldades em encontrar um caminho para a defesa do Werder Bremen e a equipa de Bo Svensson continua a ter dificuldades em marcar golos, tendo marcado apenas 14 em 15 jogos do campeonato esta época. 

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados da 15.ª jornada:

Eintracht Frankfurt 1-3 Mainz

Hoffenheim 1-2 Borussia Monchengladbach

Holstein Kiel 5-1 Augsburgo