Vinte milhões de euros? Por um jovem de 18 anos, praticamente sem experiência como profissional? David Raum também ficou surpreendido – sobretudo ao olhar para o valor de mercado do jovem Yan Diomande e pelo montante que o RB Leipzig desembolsou por este talento ainda inexperiente.
"Cheguei a perguntar se nos tínhamos enganado na proposta ou se havia algum problema", contou o capitão numa entrevista à Sky.
Mas não. Não foi erro, mas sim uma aposta certeira que está a revelar-se uma verdadeira pechincha. Já circulam nos meios de comunicação etiquetas XXL associadas a Diomande, agora com 19 anos, avaliadas em 100 milhões de euros. Raum também deixou rapidamente de lado as dúvidas iniciais. Logo após o primeiro treino, dirigiu-se ao diretor desportivo Marcel Schäfer "para lhe dar os parabéns por esta contratação", revelou o jogador de 27 anos.
Equipa e especialistas rendidos
O valor de mercado do marfinense, que chegou no verão vindo do despromovido Leganés, de Espanha, com apenas dez jogos na primeira divisão, disparou de cerca de 1,5 para 20 milhões. E continua a subir. Afinal, depois do seu hat-trick no festival de golos do RB Leipzig frente ao Eintracht Frankfurt (6-0), Diomande está na boca de todos.
Após um período de adaptação, o extremo tem vindo a crescer, somando nove pontos de marcador nas últimas seis partidas da Liga e deixando tanto a equipa como os especialistas rendidos.
O treinador Ole Werner elogiou a "velocidade impressionante" e o "excelente drible" do jovem ofensivo, enquanto Dietmar Hamann afirmou na Sky: "Um talento assim, com esta idade, provavelmente não há mais do que cinco no futebol mundial."
Talentos assumem "papéis fundamentais"
O selecionador Julian Nagelsmann também estará atento quando a sua equipa defrontar a Costa do Marfim na fase de grupos do Mundial. Diomande, por sua vez, está ansioso pelo duelo com o colega Raum: "O David tem de estar preparado para mim. Já lhe disse isso."
Na sexta-feira (19:30), também o Union Berlim terá de estar preparado para enfrentar os "jovens irreverentes" de Leipzig. Diomande está longe de ser o único jovem a contribuir decisivamente para o atual percurso do principal perseguidor do Bayern.
"Temos um talento e potencial impressionantes no plantel", afirmou o treinador do RB Leipzig. Além de Diomande, também Antonio Nusa (20) e Assan Ouédraogo (19), que também brilhou na seleção alemã, têm assumido, segundo Werner, "papéis fundamentais" apesar da juventude.
Os próximos talentos já aguardam
Na defesa, Castello Lukeba (22) é já uma peça-chave. O reforço dinamarquês de verão, Conrad Harder (20), oriundo do Sporting, também desbloqueou o seu potencial ao marcar e assistir recentemente frente ao Frankfurt.
Enquanto Nusa e Ouédraogo estão ausentes devido a lesão na reta final do ano, vários talentos aguardam a sua oportunidade. Werner acredita que jogadores como Banzuzi Ezechiel (20) e Johan Bakayoko (22), atualmente suplentes, podem vir a desempenhar "funções semelhantes" no futuro.
"Dar oportunidades constantes aos jovens para evoluírem ao mais alto nível", explicou o treinador, é o "caminho" do RB Leipzig. Um caminho que, após uma época passada dececionante, está a levar Leipzig novamente rumo à Liga dos Campeões.
