Mais

Bundesliga: Kane a momentos de celebrar o primeiro título

Thomas Müller e Harry Kane, astros do Bayern
Thomas Müller e Harry Kane, astros do BayernAction Press / Shutterstock Editorial / Profimedia
O Bayern de Munique, campeão em título, pode garantir o título da Bundesliga antecipadamente no sábado, desde que o Augsburgo dê uma ajuda.

A varanda da Câmara Municipal de Munique, na Marienplatz, já está reservada para o dia 18 de maio. Esta será, muito provavelmente, a 13.ª e última vez que Thomas Müller erguerá o troféu de campeão - e Harry Kane também poderá finalmente celebrar o seu tão esperado primeiro título.

O FC Bayern tem já este sábado a oportunidade de oficializar o seu 34.º título da Bundesliga. O campeão tem oito pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Bayer 04, antes da 31.ª jornada. Para conquistar o título, o clube precisa de uma vitória em casa contra o Mainz - e de uma ajuda do Augsburgo. Se o atual campeão Leverkusen perder pontos no Fuggerstädter, o Bayern terá a decisão nas próprias mãos.

Por enquanto, não há planos para grandes celebrações na Allianz Arena - pelo menos é o que sabe o diretor desportivo Max Eberl. Mas: "Tenho a certeza de que algo está a ser preparado nos bastidores".

Parte da festa são os típicos duches de cerveja da Baviera. Um ritual para o qual Müller está pronto - apesar de o veterano ter tido de fazer uma pequena pausa durante a semana devido a uma doença. O treinador do Bayern, Vincent Kompany, assume que o jogador de 35 anos vai "jogar normalmente" contra o Mainz. Se Müller jogar, será o seu 500.º jogo na Bundesliga.

E, afinal, o seu companheiro de equipa Kane precisa de um mentor de festa. Afinal de contas, o goleador inglês ainda não ganhou um único título em 14 anos de futebol profissional. Uma maldição que quase de certeza acabará em breve.

O troféu de campeão está à espera de Kane
O troféu de campeão está à espera de KaneFRANK HOERMANN / SVEN SIMON/dpa Picture-Alliance via AFP

Mundial de Clubes 

O título não interessa ao FC Bayern num aspeto: "Financeiramente, o campeonato não é tão lucrativo", porque o clube tem o dinheiro da televisão, explicou Eberl. Já a Taça do Mundo de Clubes da FIFA é uma história diferente,"extremamente lucrativa, tanto em termos desportivos como financeiros", afirma Eberl, na perspetiva do megaevento do próximo verão.

Mas antes disso, a vida quotidiana aguarda-nos. Jogo em casa contra o Mainz, a motivação em Munique é enorme. A motivação em Munique é enorme, até porque o jogo de ida foi surpreendentemente perdido por 2 a 1. Kompany descreveu a equipa visitante como "sempre perigosa".

Para o treinador, seria um final conciliador para a sua primeira época em Munique, depois da eliminação nos quartos de final da Liga dos Campeões e da eliminação na Taça em dezembro. No entanto, ele comentou com cautela: "Qualquer treinador que diga: 'o meu título' - ele está mentindo. O que importa são os jogadores".

Mesmo que a festa de sábado tenha de ser adiada - não há pressão de tempo. Ainda faltam algumas semanas para o dia 18 de maio.