Borussia Monchengladbach 0-1 Bayern de Munique
Regressados das férias de inverno da liga, poucos sabiam o que esperar do Gladbach e do Bayern. Procurando reconquistar o título, foram os visitantes que entraram mais fortes e criaram uma oportunidade gloriosa para passar para a frente a meio da primeira parte. Uma determinação obstinada de Thomas Müller, de 35 anos, fê-lo recuperar a bola no último terço e, depois de um passe provocador ter sido apenas parcialmente afastado, Leon Goretzka disparou alto e para fora, a apenas seis metros de distância.

O avançado tornou-se depois finalizador logo a seguir, quando entrou na área para receber o cruzamento perfeito de Joshua Kimmich, mas viu o esforço ser defendido de forma impressionante de Moritz Nicolas à queima-roupa. A equipa da Baviera sentiu-se um pouco injustiçada ao intervalo, pois acreditava que deveria ter um penálti quando Rocco Reitz bloqueou o alívio de um colega de equipa com as mãos, que estavam acima da cabeça, mas o árbitro e o VAR concordaram.
O Gladbach não teve um único remate no primeiro tempo, mas criou a melhor chance do jogo cinco minutos após o reatamento. Desta vez, Reitz lançou uma bola perigosa ao segundo poste para Tim Kleindienst que, de alguma forma, cabeceou por cima da baliza a poucos metros de distância. Os bávaros responderam de forma tipicamente dura. Houve um toque de sorte na forma como o golo inaugural aconteceu, já que o contacto mínimo de Lukas Ullrich na área fez com que Michael Olise caísse, permitindo a Harry Kane finalizar com facilidade o penálti, aos 68 minutos.
Os anfitriões precisaram de algo especial para voltar ao jogo, mas quase encontraram um improvável empate quando outro cruzamento valeu uma oportunidade de ouro, desta vez para Nico Elvedi, que cabeceou por cima da barra. O Bayern desperdiçou duas oportunidades gloriosas para fechar a partida nos instantes finais, mas, um golo foi suficiente para vencer apenas pela segunda vez nas últimas sete visitas. A vitória restabelece a vantagem de quatro pontos do Bayern sobre o segundo classificado Bayer Leverkusen, enquanto o Gladbach se mantém em 10.º.
St. Pauli 0-1 Eintracht Frankfurt
Um tento de Marmoush, aos 32 minutos, bastou para vencer o atual 14.º classificado da Bundesliga, após um empate e duas derrotas nas últimas três rondas, e segurar o terceiro lugar, com 30 pontos. De recordar que o avançado egípcio tem sido associado a uma transferência para o Manchester City já em janeiro.
Abaixo, com 28, está o Mainz, que venceu graças a um bis de Burkardt (23 e 69), após três vitórias seguidas (2-0). Do outro lado, o Bochum é último, com oito pontos, após perder 12 dos primeiros 16 jogos do campeonato.
Em apuros, com os mesmos oito pontos, está também o Kiel, que perdeu por 3-2 na visita ao Friburgo, este último ascendendo a sexto, após aproveitar a derrota do Borussia Dortmund com o Bayer Leverkusen (3-2), na sexta-feira.
Com Diogo Leite no onze, o Union Berlim foi perder por 2-0 a casa do aflito Heidenheim, agora no 16.º posto, de play-off de manutenção, e continua em queda livre na tabela, somando já seis derrotas seguidas no 12.º lugar.
Tiago Tomás viu um cartão amarelo pelo Wolfsburgo, nono classificado, ficando suspenso para a próxima ronda, na vitória forasteira ante o Hoffenheim, decidida por Amoura, aos 29 minutos (0-1).
Ainda este sábado, o líder Bayern Munique visita o 10.º Borussia Monchengladbach, depois de o Leverkusen se ter colocado provisoriamente a um ponto do primeiro posto.