As estrelas do RB Leipzig caíram, deitadas no relvado do Estádio Weser, e o silêncio sepulcral no vasto estádio condiz com o estado de espírito do Leipzig. Com o empate 0-0 com o Werder Bremen, a última chance havia desaparecido: pela primeira vez em sete anos, a Liga dos Campeões será disputada sem a presença do jovem clube da Saxónia - e a situação pode piorar ainda mais.
Desilusão em Leipzig
"Você tem o que merece", disse Peter Gulacsi em voz baixa. O guarda-redes do RB Leipzig estava de pé nas catacumbas, completamente frustrado, segurando os pulsos com ligaduras grossas e olhando para baixo. Tinha evitado a derrota com inúmeras defesas, mas era quase como se Gulacsi estivesse envergonhado com o resultado desastroso de uma temporada extremamente dececionante.
"Uma atuação como essa não é digna de um candidato à Liga dos Campeões", disse o diretor desportivo do Leipzig, Marcel Schäfer, um pouco mais tarde.
De facto, o mal-amado império milionário Red Bull enfrenta um desastre desportivo no próximo fim de semana. Quatro meses depois de Jürgen Klopp ter sido empossado como diretor de futebol do RB, o Leipzig não só vai perder a Liga dos Campeões, como poderá mesmo ser a primeira época sem competições europeias para os Red Bulls desde a época de estreia na Bundesliga, em 2016/17. O Leipzig caiu para o sétimo lugar no sábado.
"Dói, é pura deceção", disse o avançado Christoph Baumgartner após mais uma atuação completamente dececionante do Leipzig.
Não há "necessidade de adoçar nada", a situação é "brutalmente dura". A equipa do treinador interino Zsolt Löw, que apenas substituiu Marco Rose no final de março, tem agora de se "recompor" para a última jornada, de modo a ter ainda uma oportunidade na Europa.
"Assistir durante a semana é a pior coisa que existe", disse Baumgartner.
Qual será o tamanho da reviravolta no verão?
A possibilidade de se qualificar para a Liga Conferência ou para a Liga Europa: o Leipzig está a enfrentar uma grande reviravolta - isso é certo.
Schäfer anunciou que "vamos ter de mudar um pouco mais do que talvez tenhamos pensado no início da época". Em Bremen, não quis adiantar mais nada. A questão pessoal mais interessante em Leipzig será provavelmente o novo treinador.
Apesar de todo o orgulho pelo seu bom desempenho, o Bremen também ficou desapontado com as suas últimas esperanças de chegar às competições europeias. O sexto lugar, que dá direito à participação na Liga Conferência, está agora fora de alcance para os Verdes Brancos, que estão três pontos e vários golos atrás.