Antes de defrontar o Bayern na Allianz Arena, na sexta-feira, o Leipzig ocupa o 4.º lugar, empatado com o Eintracht Frankfurt (27 pontos), a dois pontos do Leverkusen (29) e a seis pontos do líder Bayern (33).
"Para o Xavi, decidimos que não fazia sentido" que ele fizesse a viagem para Munique, explicou o treinador do Leipzig, Marco Rose, em conferência de imprensa na quinta-feira.
"Ele vai treinar aqui (em Leipzig) hoje e amanhã, por isso serão mais dois dias. Para que possa regressar totalmente ao plantel a 2 de janeiro, quando recomeçarmos".
Lesionado no tornozelo esquerdo durante a derrota do Leipzig por 1-0 para o Liverpool na Liga dos Campeões em 24 de outubro, Xavi Simons não joga desde então, tendo falhado já 14 jogos (incluindo 8.º na Bundesliga) contra o Bayern na sexta-feira. Espera-se que ele volte à ação no domingo, 12 de janeiro, contra o Werder Bremen, quando a Bundesliga recomeçar após a curta pausa de inverno.

Já eliminado da Liga dos Campeões, o RB Leipzig teve um mês de novembro catastrófico na Bundesliga, conquistando apenas um ponto em doze possíveis, enquanto o Bayern somou dez. Os homens de Rose estagnaram então na classificação, apesar de ainda estarem empatados em pontos na noite da 8.ª jornada (20 pontos).
O Leipzig melhorou nos seus últimos três jogos no panorama nacional, com três vitórias, incluindo duas contra o Eintracht Frankfurt na Taça (3-0) e no campeonato (2-1), permitindo a Marco Rose recuperar algum fôlego depois de a série negativa de novembro ter enfraquecido a sua posição.