Uma coisa é certa: o tempo tranquilo em que Mike Tullberg podia passear na praia com a família sem ser reconhecido acabou. Pelo menos durante um jogo, o treinador dos juniores foi promovido a treinador principal - e é suposto ajudar o Borussia Dortmund a recuperar.
Siga o Borussia Dortmund - Werder Bremen no Flashscore
Tullberg não está a deixar nada ao acaso. O dinamarquês de 39 anos, campeão alemão com a equipa A-Youth de Dortmund em 2021/22, "já se despediu da sua família e vai passar três dias num hotel", informou o diretor desportivo Lars Ricken sobre o sucessor interino de Nuri Sahin, que foi demitido na quarta-feira.
"É um treinador muito emocional e também pode ficar muito barulhento. Mas também é um excelente profissional", referiu.
Mas é apenas uma solução temporária. Apesar de Tullberg estar a preparar a equipa para o jogo com o Werder Bremen, no sábado (14:30), os dirigentes procuram febrilmente uma solução mais ambiciosa. Roger Schmidt, ex-Benfica, já se despediu de forma proativa. O ex-treinador do Bayern, Niko Kovac, o favorito de acordo com a imprensa, enfatizou que ainda não houve nenhum contacto. No entanto, é um "tipo que precisa e procura desafios".
No Borussia Dortmund, o treinador encontrará, sem dúvida, um desafio. A equipa está completamente desestabilizada - perdeu os quatro jogos competitivos do ano e, consequentemente, o seu treinador. Pior ainda: não há leveza, não há autoimagem, não há um eixo funcional.
Ninguém, nem mesmo Tullberg, que ainda é inexperiente no jogo profissional, pode resolver isto no curto espaço de tempo disponível. A esperança é, provavelmente, que a equipa seja sacudida da sua letargia pela mudança de treinador e mostre uma espécie de reação desafiadora.
Tullberg vai sentar-se no banco "temporariamente", anunciou o Borussia Dortmund. O dinamarquês, que tinha negociado com o vice-campeão norueguês Brann Bergen no inverno, vai em breve deixar o lugar vago. Mas para quem? Depois de Edin Terzic e Sahin, desta vez não se espera que o novo jogador venha de dentro do círculo do clube.
Uma longa lista de candidatos
A especulação abrange quase todo o espetro de diferentes tipos de treinadores. Não só Kovac e Schmidt foram mencionados, mas também Erik ten Hag, Urs Fischer, Christian Streich e até Joachim Löw.
O Borussia Dortmund não pode dar-se ao luxo de cometer outro erro. Nas suas declarações, o diretor desportivo Ricken e o diretor Sebastian Kehl esforçaram-se por sublinhar o bem-estar do Borussia Dortmund. Sahin também tinha isso em mente, cujo grande desejo de despedida era que o Dortmund recuperasse a compostura. No entanto, o clube não é feito apenas da equipa e da equipa técnica - a direção desportiva define o rumo.
E, nos últimos tempos, a direção desportiva tem-se mostrado muitas vezes dividida. É difícil avaliar a influência de Sven Mislintat como diretor técnico. A palavra do diretor-geral cessante, Hans-Joachim Watzke, é muito mais importante. E há ainda Matthias Sammer, que é um conselheiro externo da direção, mas que, ao mesmo tempo, fez um julgamento condenatório sobre o estado atual do Borussia Dortmund no seu papel de especialista televisivo no Prime Video durante o último jogo de Sahin.
O maior incentivo para o novo treinador: as coisas só podem ir para cima, outros são responsáveis pela atual queda.