Mais

Confronto pela Liga dos Campeões na Bundesliga: bónus ou "objetivo mínimo"

Hugo Ekitike, avançado do Eintracht Frankfurt
Hugo Ekitike, avançado do Eintracht FrankfurtČTK / imago sportfotodienst / osnapix / Marcus Hirnschal
O Eintracht Frankfurt, o Friburgo e o Borussia Dortmund entram na luta tripla pela Liga dos Campeões na última jornada da Bundesliga. Apenas um deles está realmente sob pressão.

Axel Hellmann enviou uma mensagem clara ao "mundo exterior" antes do último jogo da Bundesliga.

"Há uma perceção aqui e ali de que estamos à beira da despromoção. Não vou permitir isso, porque não reflete a situação", disse o porta-voz da direção do Eintracht Frankfurt: "Digo a todos os que queiram perturbar-nos a partir do exterior: Que se lixe".

As declarações claras de Hellmann refletem o que é importante no confronto triplo da última jornada da Bundesliga: foco, ganância - e uma pitada de compostura.

"Nesta situação, é preciso vencer dentro e fora de campo", disse.

"Trata-se de futebol e de ganhar o jogo - mas não de vida ou morte", acrescentou.

O que está em jogo é a classificação para a maior competição europeia de clubes. O Eintracht vai para o confronto com o Friburgo (55) em terceiro lugar (57 pontos). O vencedor qualifica-se para a Liga dos Campeões pela primeira vez através da Bundesliga, enquanto o derrotado pode sair do top 4 se o Borussia Dortmund (54) vencer o Holstein Kiel.

O topo da classificação da Bundesliga
O topo da classificação da BundesligaFlashscore

Hellmann mantém a calma: "Já passámos por muita coisa no Eintracht Frankfurt e sabemos que muitas vezes as decisões são tomadas na 34ª jornada."

Na maioria das vezes, no entanto, foi mais sobre a despromoção do que o grande golpe, e é por isso que o treinador de 53 anos não está" nem assustado nem preocupado".

Posição inicial ideal para o Dortmund

Como quinto classificado, o Borussia Dortmund deve chegar ao final da temporada ainda mais tenso. Uma vitória é suficiente para aumentar drasticamente as suas hipóteses. Se o Friburgo não ganhar, os Black & Yellow ultrapassam-no. Se o Eintracht perder, o Dortmund fica empatado a três pontos e tem uma diferença de golos apenas três vezes pior.

"Merecemos esta final. Mas todos têm de perceber que vai ser um trabalho árduo", disse o diretor desportivo Lars Ricken no programa "19:09 - der schwarzgelbe Talk".

Niko Kovac e Lars Ricken em diálogo
Niko Kovac e Lars Ricken em diálogoMoritz Müller / Alamy / Profimedia

Enquanto a Liga dos Campeões seja a cereja no topo do bolo de uma temporada já inesperadamente boa para as equipas recém-desenvolvidas, o Friburgo e o Eintracht Frankfurt, o tão falado "objetivo mínimo" está em jogo para o Borussia Dortmund. A pressão é grande, e o jogo em casa contra o despromovido Kiel não será fácil.

Friburgo x Eintracht Frankfurt / Dortmund x Kiel

Oportunidade histórica para o Friburgo

O Friburgo, que estava a comemorar a qualificação para a competição internacional após a vitória em Kiel na penúltima jornada, parece estar a encarar o confronto com a mesma tranquilidade que o adversário de Frankfurt.

"Temos mais um jogo e queremos mostrar exatamente a mesma cara que mostramos até agora", disse o sempre reservado técnico Julian Schuster: "Estou muito feliz por todos que podemos jogar outro jogo como este."

Será que Schuster vai levar o Friburgo à Champions na sua temporada de estreia?
Será que Schuster vai levar o Friburgo à Champions na sua temporada de estreia?CLAUS BERGMANN/DPA/dpa Picture-Alliance via AFP