Mais

Das muitas críticas aos elogios: O sucesso de Eberl no Bayern

O diretor desportivo do Bayern, Max Eberl
O diretor desportivo do Bayern, Max EberlČTK / imago sportfotodienst / Eibner-Pressefoto/Memmler

O diretor desportivo do Bayern é subitamente bastante elogiado - e tem pela frente as próximas grandes tarefas.

A palavra "satisfação" parece não ter lugar no vocabulário de Max Eberl. Mas quando o presidente honorário Uli Hoeneß abraçou o diretor desportivo, muitas vezes criticado e pelo próprio Hoeneß, após a assembleia geral anual do Bayern, a palavra "satisfação" caiu como óleo. Eberl riu-se à vontade e fez sinal: "Estou bem!

Mas satisfação? Eberl não se sente tentado. "Claro que é bom", disse recentemente, que as suas decisões tão criticadas"estejam a funcionar tão bem". Quando tanta negatividade "se abateu sobre mim no verão, coloquei o meu capacete de aço e marchei contra ela", acrescentou.

Agora, Eberl é, de repente, o melhor diretor de futebol da Europa, tendo em vista a série recorde de 16 vitórias antes da visita ao Union Berlin.

Prego de emergência como solução de topo

Quando o presidente do clube, Herbert Hainer, elogiou Eberl e o diretor desportivo, Christoph Freund, na "conferência do partido" do Bayern, no domingo passado, os cerca de 2.000 sócios presentes aplaudiram.

Eberl pareceu comovido. Os aplausos, disse Hainer mais tarde, foram"muito longos", o que o deixou particularmente feliz:"Max teve de aguentar muitas críticas. Já disse muitas vezes que ele não se mostra suficientemente positivo".

A suposta solução de emergência Vincent Kompany há muito que se revelou um golpe direto. O facto de Eberl (e Freund) ter renovado o contrato do treinador mais cedo foi um golpe.

Kompany, técnico do Bayern
Kompany, técnico do BayernMarco Steinbrenner / DeFodi Images / Profimedia

O facto de também terem conseguido manter a longo prazo pilares como Jamal Musiala, Joshua Kimmich e Alphonso Davies é notável. As contratações de verão de Luis Díaz, Jonathan Tah e Tom Bischof resultaram. Nicolas Jackson cumpre bem o seu papel de suplente de Harry Kane.

Então está tudo bem? "Está a correr bem, não há problema", disse Dietmar Hamann na Sky90, mas as decisões relativas ao plantel foram todas"tomadas pelos jogadores","não pela direção do clube".

De referir que os jogadores Florian Wirtz e Nick Woltemade não chegaram a Munique. O FC Bayern, ou seja, Eberl, também foi"forçado" a ter sorte.

Questões em aberto

Eberl e Freund também têm de responder à complicada situação do guarda-redes Manuel Neuer e à situação de Harry Kane. O contrato do craque vai até 2027, mas o clube também quer mantê-lo por mais tempo. "Estamos a tentar convencê-lo do projeto do Bayern de Munique", disse Eberl.

Será que todos esses planos vão dar certo? Se sim, a palavra "satisfação" talvez faça parte do vocabulário de Max Eberl.