Mais

Descontentamento e adversidade: estará o Union Berlim a afundar-se de novo na despromoção?

Bo Svensson e a sua equipa atravessam fase negativa
Bo Svensson e a sua equipa atravessam fase negativaČTK / imago sportfotodienst / O.Behrendt
O céu de Berlim-Köpenick estava envolto numa faixa de nuvens cinzentas quando Bo Svensson reuniu os jogadores do Union Berlim para o treino desta terça-feira de manhã. O clima frio e húmido de dezembro nas imediações do estádio An der Alten Försterei simbolizava o ambiente desportivo sombrio do clube berlinense, que está em dificuldades na Bundesliga.

O Union não vence há oito jogos e a esperada sanção após o escandaloso jogo contra o Bochum (1-1) continua a pairar sobre o clube e a equipa. O tribunal desportivo da DFB está a tratar do recurso do Bochum, contra a decisão do jogo de sábado passado.

O isqueiro atirado por um adepto ao guarda-redes do Bochum, Patrick Drewes, terá consequências - mas quais serão? Para além de uma derrota na tabela, o clube da capital poderá ainda enfrentar sanções da Comissão de Controlo da DFB, como uma multa e a exclusão parcial ou total dos adeptos.

Vitória em Bremen é obrigatória

Uma vitória sobre o Werder Bremen no próximo sábado (14:30) seria um estímulo muito necessário. No entanto, as últimas atuações não dão grandes esperanças. O diretor desportivo Horst Heldt não foi o único a considerar "dececionante" o desempenho contra o Bochum, último classificado da Bundesliga, onde o Union "não foi suficientemente criativo e eficaz".

Durante a pausa de inverno, o ataque precisa de uma ação especial em termos de possíveis transferências. Com apenas 13 golos, o Union tem o terceiro ataque mais fraco do campeonato, sendo que apenas o promovido St. Pauli e o Bochum (ambos com onze golos) são mais inofensivos.

Faltou penetração e qualidade em espaços reduzidos para "criar algum momento decisivo", admitiu Svensson.

"Temos de analisar as coisas e tentar corrigi-las em conjunto com a equipa. As estatísticas são o que são, os resultados são o que são", disse o treinador.

Luta pela permanência?

O Union ainda está a aproveitar o bom início de temporada. Após os oito primeiros jogos, o clube berlinense estava na zona de classificação para a Liga dos Campeões, com 15 pontos. As memórias dos anos de sucesso sob o comando do antigo treinador Urs Fischer voltaram à tona.

No entanto, desde então, os Köpenickers têm tido um historial de despromoção e, na Taça da Alemanha, foram eliminados na segunda ronda pelo Arminia Bielefeld, da terceira divisão. O facto de o Union não ter (ainda) de se preocupar com a despromoção na Bundesliga deve-se, sobretudo, à fraqueza da competição na zona de descida. No entanto, o Union não deve contar com isso a longo prazo.