O ex-treinador do Manchester United, Ten Hag, foi despedido no mês passado após apenas dois jogos na Bundesliga – a passagem mais curta de sempre de um treinador antes de ser dispensado na história do campeonatp.
Em declarações à AFP e a outros meios de comunicação, Rolfes garantiu que a decisão "difícil" de despedir o neerlandês foi a mais acertada.
"Se sentes que estás a seguir na direção errada, não deves esperar até lá chegares," afirmou: "Se não encaixa, é melhor separar caminhos."
Despediço pelo Manchester United em outubro de 2024, Ten Hag assinou contrato com o Leverkusen até 2027, em maio, sucedendo a Xabi Alonso, que se transferiu para o Real Madrid.
Rolfes revelou que falou ao telefone com Alonso enquanto a passagem de Ten Hag se desmoronava.
O Leverkusen foi goleado por 5-1 pelos sub-20 do Flamengo num particular de pré-época no Brasil, no primeiro jogo de Ten Hag ao comando.
"Digamos assim, não foi nada bom," comentou Rolfes sobre a surpreendente derrota.
Nos dois jogos da Liga sob o comando de Ten Hag, a equipa perdeu em casa com o Hoffenheim e empatou 3-3 frente ao Werder Bremen, que jogou grande parte do encontro com dez jogadores, apesar de o Leverkusen ter estado a vencer por 3-1 e em superioridade numérica.
"É preciso algum tempo para adaptar, mas a sensação era de que não estávamos a evoluir da melhor forma. E não estava a melhorar rapidamente. É fundamental que o treinador principal e a equipa técnica transmitam estabilidade aos jogadores, e não sentimos isso."
Rolfes explicou que o clube quis "agir rapidamente nesta decisão", acrescentando que "na maioria das vezes espera-se demasiado tempo, à espera de maus resultados".
Desde a saída de Ten Hag, o clube não perdeu, somando três vitórias e três empates em todas as competições, tendo subido ao quinto lugar da Bundesliga.