Mais

Diretor desportivo do Bayer Leverkusen justifica saída de Ten Hag

Ten Hag orientou dois jogos da Bundesliga ao serviço do Bayer Leverkusen
Ten Hag orientou dois jogos da Bundesliga ao serviço do Bayer LeverkusenHANNIBAL HANSCHKE / EPA / Profimedia

O diretor desportivo do Bayer Leverkusen, Simon Rolfes, afirmou esta quinta-feira que ficou claro desde cedo que o clube estava a seguir na "direção errada" sob o comando do antigo treinador Erik Ten Hag.

O ex-treinador do Manchester United, Ten Hag, foi despedido no mês passado após apenas dois jogos na Bundesliga – a passagem mais curta de sempre de um treinador antes de ser dispensado na história do campeonatp.

Em declarações à AFP e a outros meios de comunicação, Rolfes garantiu que a decisão "difícil" de despedir o neerlandês foi a mais acertada.

"Se sentes que estás a seguir na direção errada, não deves esperar até lá chegares," afirmou: "Se não encaixa, é melhor separar caminhos."

Despediço pelo Manchester United em outubro de 2024, Ten Hag assinou contrato com o Leverkusen até 2027, em maio, sucedendo a Xabi Alonso, que se transferiu para o Real Madrid.

Rolfes revelou que falou ao telefone com Alonso enquanto a passagem de Ten Hag se desmoronava.

O Leverkusen foi goleado por 5-1 pelos sub-20 do Flamengo num particular de pré-época no Brasil, no primeiro jogo de Ten Hag ao comando.

"Digamos assim, não foi nada bom," comentou Rolfes sobre a surpreendente derrota.

Nos dois jogos da Liga sob o comando de Ten Hag, a equipa perdeu em casa com o Hoffenheim e empatou 3-3 frente ao Werder Bremen, que jogou grande parte do encontro com dez jogadores, apesar de o Leverkusen ter estado a vencer por 3-1 e em superioridade numérica.

"É preciso algum tempo para adaptar, mas a sensação era de que não estávamos a evoluir da melhor forma. E não estava a melhorar rapidamente. É fundamental que o treinador principal e a equipa técnica transmitam estabilidade aos jogadores, e não sentimos isso."

Rolfes explicou que o clube quis "agir rapidamente nesta decisão", acrescentando que "na maioria das vezes espera-se demasiado tempo, à espera de maus resultados".

Desde a saída de Ten Hag, o clube não perdeu, somando três vitórias e três empates em todas as competições, tendo subido ao quinto lugar da Bundesliga.

Siga o Mainz - Bayer Leverkusen com o Flashscore