O lateral alemão de 36 anos retirou-se recentemente do futebol profissional, após uma última época na AS Roma, mas será homenageado pelo Dortmund durante um evento de abertura da época, a 10 de agosto, quando as equipas masculina e feminina jogarem amigáveis contra a Juventus.
Hummels vai continuar no desporto como comentador da Prime Video Champions League, mas também disse à estação de rádio ZDF que não tem planos imediatos para regressar à cena do futebol profissional nos próximos dois anos.
O alemão admitiu ainda que "provavelmente continuaria a jogar se a minha vida fora do futebol mo permitisse", mas as suas prioridades mudaram.
Hummels quer passar mais tempo com o filho: "Não quero fazer isto como um sacrifício, vendo-o tão poucas vezes e passando tão pouco tempo com ele".
Viajar e gerir um podcast com o seu irmão são outras atividades em que se envolveu.
Hummels foi um produto da academia do Bayern de Munique e passou duas épocas no Bayern e no Dortmund, ganhando cinco títulos da Bundesliga e três Taças da Alemanha. Fez 78 jogos pela Die Mannschaft, tendo conquistado o troféu no Campeonato do Mundo de 2014.
O antigo treinador da Alemanha, Joachim Loew, elogiou Hummels como "um dos melhores laterais do mundo" e o seu antigo treinador do Dortmund, Jurgen Klopp, comparou-o mesmo ao maior ícone do futebol alemão.
"Não houve nenhum jogador que se tenha aproximado mais de Franz Beckenbauer numa posição semelhante do que Mats", disse Klopp.