Mais

Emre Can reinventou-se como defesa-central

Emre Can em Alvalade
Emre Can em AlvaladeČTK / imago sportfotodienst / Maciej Rogowski
Emre Can estabeleceu-se no centro da defesa do Borussia Dortmund. Na sua nova posição, o capitão pode ajudar muito mais o BVB.

Os elogios invulgares vieram do mais alto nível, mas Emre Can manteve-se muito modesto. "Se ele continuar assim", disse o treinador Niko Kovac sobre o seu capitão, que passou do meio-campo para o centro da defesa, "ele é certamente o melhor jogador na posição neste momento".

Isso pode parecer estranho, já que o Borussia Dortmund ainda tem os internacionais Waldemar Anton e Niklas Süle à sua disposição na defesa, ao lado do estabelecido Nico Schlotterbeck. Mas Can, que foi muitas vezes criticado no passado, harmoniza-se atualmente de forma excelente com o canhoto  - e, como médio de formação, está à frente da conhecida concorrência na hierarquia dos defesas centrais.

"Com Emre, é possível jogar em alta velocidade, porque ele é rápido", elogia Schlotterbeck, que, devido à sua técnica, costuma assumir a responsabilidade pelo jogo de construção. Mesmo sob o comando do antecessor de Kovac, Nuri Sahin, Can às vezes jogava na defesa. " Acho que ele faz isso bem com e contra a bola, tem uma grande velocidade", elogiou Schlotterbeck.

O BVB venceu por 3-0 o Sporting na Liga dos Campeões, na terça-feira, mantendo a baliza inviolada pela primeira vez desde o final de novembro. O avançado Viktor Gyökeres, cobiçado por várias equipas europeias de topo, foi repetidamente batido em duelos de corrida com Can. O capitão e toda a defesa do Dortmund praticamente não sofreram golos em Portugal, e o BVB quer agora aproveitar esta nova estabilidade para recuperar o atraso na Bundesliga.

Os números de Can contra o Sporting
Os números de Can contra o SportingOpta by Stats Perform

Can enfatizou que tinha certeza de que Anton e Süle também se sairiam bem. Ele joga onde o treinador o coloca e a sua abordagem nunca muda. "O capitão também  jogará na defesa central novamente no campeonato contra o Bochum no sábado".

Can é atualmente mais valioso nesta posição do que na sua posição tradicional no centro do meio-campo, onde tem revelado repetidamente grandes problemas. Kovac prefere Pascal Groß e Marcel Sabitzer, com Julian Brandt também a jogar no centro, mas mais avançado. Na defesa, Can, cuja palavra tem peso, deve controlar o jogo a partir de trás com uma visão geral. Ele se comunica muito com Schlotterbeck e, assim, contribui para a estabilidade.

No entanto, também já é tempo de o Dortmund se recompor. O BVB carece de uma defesa sólida desde o início da temporada e sofrer 36 golos em apenas 21 jogos do campeonato é ridículo. O Dortmund não sofre golos desde a 11.ª jornada, e o BVB tem tido dificuldades em Bochum desde a promoção do VfL.

A última vitória no estádio do Ruhr aconteceu em março de 2010 e os três últimos empates em Bochum foram por 1-1. O BVB precisa urgentemente de uma série de vitórias para encerrar uma temporada muito aquém. Talvez com Emre Can num papel de liderança invulgar no centro da defesa.